quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Hoje é dia de... ESCRITURA DA CASA!!

É a primeira casa que vou comprar por isso sou totalmente ignorante nestas andanças, tenho lido e tentado informar-me o melhor que posso sobre todas as burocracias que estes processos implicam, agora a burocracia final, ou nem por isso.
Vamos lá saber pessoalmente como é o processo da escritura no cartório e saber mais um pouco.
Amanhã conto como foi.

Mais um passo até à porta da casa :-)

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Pagamento do IMT


Hoje foi dia de ir às finanças tratar do IMT (
Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis)

Antes da escritura ser efectuda, o IMT tem de ser pago nas finanças ou no Portal das Finanças. Para tal é necessário preencher um formulário, o Modelo 1 do IMT, onde constarão os dados do comprador, do vendedor e descrição e valor do imóvel, entre outros. O Serviço de Finanças ou o sistema informático irão calcular o IMT a pagar e emitir o documento para o seu pagamento, o qual deve ser feito no dia anterior ou até no proprio dia da escritura, desde que tenha o comprovativo do pagamento aquando da escritura da casa no cartório.

Geralmente quando é pedido um emprestimo ao banco para comprar a casa, o depósito só é efectuado por parte do banco no dia da escritura, pelo que o valor do IMT terá de ser pago com o seu próprio dinheiro. No entanto a grande maioria das pessoas paga esse imposto através de cheque, o qual é datado para o dia da escritura ou para o dia seguinte, sendo levantado pelo departamento das finanças quando o dinheiro do emprestimo já está disponivel na conta, isto quando o valor do emprestimo do banco dá para cobrir as despesas da escritura.

Existe a possibilidade de isenção de IMT para aquisições de imóveis para habitação, localizados em certas zonas do interior do país e dentro de determinados preços, por jovens de 18 a 35 anos e para sua habitação própria e permanente.
Pode consultar aqui os concelhos abrangidos: http://www.millenniumbcp.pt/multimedia/archive/00417/Regioes_Interior_417407a.pdf

A escritura de compra e venda só será realizada se apresentar o documento comprovativo do pagamento do IMT, ou o documento dos serviços de finanças a declarar que a compra está isenta.

No caso de ser efectuado o pagamento do IMT e, por qualquer motivo o negócio não se concretizar, poderá obter a devolução do valor pago, pedindo a anulação do IMT no prazo de 3 anos após a liquidação do imposto

fonte : http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/60/6040/604020/article.jhtml?articleID=3718

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Receita da Semana... Bolo de Iogurte e Ananás

Já há uns dias que não vinha à "janela" mas cheguei com aromas fresquinhos e um bolinho delicioso para oferecer áqueles que já estavam á espera de novidades.
Novidades não há muitas ou até nenhumas, continuamos na rotininha do costume com umas pitadas de arrumações e burocracia pelo meio. Mas vamos é ao que interessa, o docinho...nhamnham!

A receita do bolo de iogurte é das mais fáceis que se pode fazer e geralmente é a que uso para os meus bolos, depois acrescento à receita mais algum ingrediente que goste e vou alterando o sabor dos bolos, posso acrescentar chocolate, sumo de laranja, essências de vários sabores, frutos secos.
Desta vez esperimentei acrescentar gelatina em pó, coisa que ainda não tinha feito e deu bom resultado.
A receita de bolo de iogurte é muito simples, 1 iogurte, 3 ovos, 1 copo iogurte de óleo, 2 copos iogurte de açucar e 3 copos iogurte de farinha com fermento, mexe-se tudo muito bem e leva-se ao forno, no entanto eu fui experimentando algumas alterações e faço o meu de um modo um pouco diferente.

Ingredientes
  • 3 ovos
  • 1 iogurte natural
  • 1/2 copo iogurte óleo
  • 1/2 copo iogurte leite (quando é um bolo para crianças não ponho o óleo e ponho 1 copo de lite)
  • meia saqueta de gelatina em pó sabor ananás
  • 2 copos iogurte de açucar
  • 2 copos iogurte farinha com fermento peneirada
  • 1 copo iogurte farinha maisena peneirada
  • 2 colheres sobremesa de fermento em pó
  • manteiga e farinha para barrar a forma
Preparação
Misture as 3 gemas com o iogurte e mexa bem, vá juntando os ingredientes até chegar à farinha pela ordem de apresentação e mexendo sempre muito bem de cada vez que acrescenta um copo de um ingrediente. É importante que peneire a farinha, porque quando o ar entra no meio dela permite que o oxigénio vá facilitar a fermentação e o bolo cresça mais. Acrescente as 3 claras batidas em castelo bem firme e misture-as delicadamente no preparado mexendo de baixo para cima. Junte o fermento e misture-o na massa suavemente. Pré aqueça o forno a 180 ºC. Barre a forma com manteiga e peneire-a com farinha. Leve o bolo a cozer durante cerca de 40 minutos, geralmente coloco a forma abaixo do meio do forno e nos últimos 10 minutos subo-o até meio do forno. Assim coze mais lentamente, cresce mais e fica mais fofo e húmido.



Bom Apetite!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Aleluia !!

Até que enfim, finalmente sei a data da escritura da casa nova :-)
A espera estava a por-nos doidos...quem espera, desespera!

Dia 27 deste mês vamos até ao cartório fazer o registo da nova casa e no dia 29 será a mudança

:-) estou tão ansiosa

parece que o sol já está a querer aparecer e sobrepor-se à chuva, a querer convidar-nos para gosarmos a casa nova e o seu jardim.

*já cancelei os serviços de internet e só tenho a internet móvel com tráfego bastante limitado, como tal vou ficar mais ausente por aqui.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Os 20 conselhos de Harvard e Cambridge para saúde e longevidade

As universidades de Harvard e Cambridge publicaram, recentemente, um manual com 20 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e simples.
São:
1- Beber um copo de sumo de laranja, diariamente.
Para aumentar o ferro e repor a vitamina C.

2- Salpicar canela no café.
Mantém baixo o colesterol, e estáveis os níveis de açúcar no sangue.

3- Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral.
O qual tem quase 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro do que tem o pão branco.

4- Mastigar os vegetais por mais tempo.
Aumenta a quantidade de químicos anti-cancerígenos no corpo. Mastigar liberta sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm.

5- Adoptar a regra dos 80%.
Servir-se de menos 20% da comida evita transtornos gastrointestinais, prolonga a vida, e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.

6- O futuro está na laranja.
Reduz em 30% o risco de cancro de pulmão.

7- Fazer refeições coloridas como o arco-íris.
Comer uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco, em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.

8- Comer pizza.
Mas escolha as de massa fininha. O Licopene, um antioxidante do tomate, pode inibir e ainda reverter o crescimento de tumores; e, ademais, é melhor absorvido pelo corpo quando o tomate está em molhos para massas ou para pizza.

9- Limpar a sua escova de dentes e trocá-la regularmente.
As escovas podem espalhar gripes, resfriados e germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente, pelo menos quatro vezes por semana (aproveite o banho no chuveiro); sobretudo durante e após períodos de doença, devem ser mantidas separadas de outras escovas.

10- Realizar actividades que estimulem a mente e fortaleçam a sua memória.
Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, qualquer habilidade nova. Leia um livro e memorize parágrafos.

11- Usar fio dental e não mastigar chicletes.
Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos à sua idade biológica, porque remove as bactérias que atacam os dentes e o corpo.

12- Rir.
Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o stress, acorda células naturais de defesa e desperta os anticorpos.

13- Não descascar com antecipação.
Os vegetais ou frutas, (sempre frescos), devem ser cortados e descascados no momento em que vão ser consumidos. Isto aumenta os níveis de nutrientes contra o cancro.

14- Ligar para os seus parentes/pais de vez em quando.
Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afectivo com as pessoas de quem gostam, particularmente com a mãe, desenvolvem tensão alta (alta pressão), alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã.

15- Desfrutar de uma xícara de chá.
O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelitas também concluíram que beber chá aumenta a taxa de sobrevivência depois de ataques ao coração.

16- Ter um animal de estimação.
As pessoas que não têm animais domésticos, sofrem mais de stress e vão mais ao médico, dizem os cientistas da Cambridge University. As mascotes fazem-nos sentir optimistas, relaxados, e isso baixa a pressão do sangue. Os cães são os melhores, mas até com um peixinho dourado podemos obter um bom resultado.

17- Colocar tomate ou verdura frescas na sanduíche.
Uma porção de tomate por dia, baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo os cientistas da Harvard Medical School.

18- Reorganizar o frigorífico.
As verduras, em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas. A luz artificial do equipamento destrói os flavonóides (que combatem o cancro) que todos os vegetais têm. Por isso, é melhor usar a área reservada às verduras, que é aquela gaveta em baixo.

19- Comer como um passarinho.
A semente de girassol e as sementes de sésamo, nas saladas, e cereais são nutrientes e antioxidantes. E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.

20- E, por último, uma súmula de pequenas dicas para alongar a vida:
- Comer chocolate.
Duas barras por semana dão mais um ano a vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio.
- Pensar positivamente.
As pessoas optimistas podem viver até mais 12 anos que os pessimistas, as quais, ademais, apanham gripes e resfriados mais facilmente.
- Ser sociável.
As pessoas com fortes laços sociais, ou redes de amigos, têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias, ou que só têm contacto com a família.
- Conhecer-se a si mesmo.
Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o 'ser' sobre o 'ter', têm 35% mais de probabilidade de viver mais tempo.

:-)

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Dicas sobre... sopa

Nestes dias frios a sopa é sem dúvida um prato que deve constar do menú diário, não só porque conforta mas também porque é dos pratos mais nutritivos que podemos fazer fácil e rápidamente. Aqui vão algumas dicas para ajudar.

Para congelar: prefira guardar em recipientes próprios para levar ao congelador, bem fechados, para não absorverem odores. Deixe arrefecer à temperatura ambiente e não encha o recipiente até cima

Para descongelar: nunca o faça à temperatura ambiente, coloque os recipientes com a sopa no frigorifico para irem descongelando gradualmente

Salteie os legumes: numa frigideira salteie os legumes com um pouco de azeite ou manteiga antes de os juntar ao caldo, embora dê um pouco mais trabalho, o resultado vale a pena

Aproveite as sobras: a massa e a carne do dia anterior, os vegetais já cozinhados, tudo bem triturado e condimentado e com um pouco de água pode transformar-se numa bela sopa

Quando tem gordura a mais: tente colocar uma folha de alface à superficie para ela "atrair" a gordura, ou deite uns cubos de gelo e mexa um pouco, assim que começar a "atrair" a gordura, retire-os para que também não derretam. Pode também retirar a gordura do topo com um papel de cozinha.

Bom fim-de-semana!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Decoração de quarto em tom roxo/lilás


A casa que comprei já não é nova e o quarto suite, que será o meu, tem as paredes pintadas de roxo, o tecto branco e um grande roupeiro branco com debruados em dourado e que ocupa toda uma parede. Eu gosto da cor e não penso pintá-lo de outra, pelo menos por enquanto, até porque a cor da parede combina bem com o roupeiro e penso ser uma boa cor para o quarto. No entanto terei de fazer algumas alterações na decoração que tenho actualmente, para tal fui inspirar-me nestas imagens.





terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Inpiração para... o quarto do casal

Gosto de quartos com muita claridade, que inspiram pureza, ar fresco e limpesa.

quartos simples, em que menos é mais

camas com dossel e um ar romantico

muita claridade num cantinho para ler um livro e beber um chocolate quente

objectos decorativos romanticos, que tornam o quarto num verdadeiro ninho de aconchego.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Joshua Hoffine - horror profissional

Ok ok reconheço, sai um bocado do contexto natalício e das imagens fofinhas do Natal mas é muito mais interessante...

Encontrei este site no minimo arrepiante enquanto pesquisava imagens de crianças.
As fotos são tiradas com crianças em cenas de horror, no blog de Joshua Hoffine podemos ler/ver que ele é bastante profissional e não deixa detalhes e pormenores passar em vão. A caracterização é simplesmente perfeita, muito real.

Para quem gosta do género...e está farto das imagens de Anne Geddes
aqui ficam algumas das que considerei menos chocantes, podem acreditar, estas não são nada chocantes perto de outras :P






as imagens com crianças ficam sempre bem :-)

Não são parvos nenhuns, não senhor!


Como todos percebemos, esta noite fez muito frio em todo o país, em muitas regiões chegou mesmo a nevar como já não acontecia há muito tempo.

Cá em casa apesar do aquecimento central, aquecedores electricos, mantas e meias nos pés, nada chegava para os aquecer. Embora aquecer os pés do parceiro seja um dos deveres conjugais, de nada servem os pés do outro quando todos estão gelados mais parecendo blocos de gelo. O "pai sapo" lá se lembrou de colocar mais uma mantinha aos pés da cama, mas nada no roupeiro... já está tudo encaixotado. De volta à cama enroladinho nas mantas, lembrou-se, e muito bem, das mantinhas polares que estão no sofá da sala.

Tap tap tap... lá vou eu numa corridinha até à sala
Tap tap tap... lá volto eu numa corridinha a meter-me novamente no meio das mantinhas da cama
:-( NADA, tudo encaixotado - porcaria das mudanças que não andam nem desandam

- o que era bom, era uma botijinha de água quente! :-)

E lá vai a "mãe rã"... tap tap tap até à casa de banho encher uma botijinha, bem velhinha, já do tempo da "Dona Maria Cachucha" e já há muito esquecida, abandonada num recanto do armário como que a dizer - "ainda hás-de cá vir e pedir que te aqueça os pés...."

Dei-lhe uma limpeza, porque a última vez que foi usada foi para aquecer o berço do meu "girino" quando recem-nascido, e zaaau... para o meio dos lençóis.

Huuuumm!! que boa sensação, pesinhos enroscadinhos e quentinhos :-)

- parecemos uns velhotes.
- eles é que sabem como é, olha que não são parvos nenhuns, não senhor!

Receita da semana... Arroz de Pato

Ingredientes:

  • 1 pato
  • 1 cubo de caldo de galinha
  • 1 limão
  • Sal
  • 1 cebola média picada
  • Azeite
  • Meio chouriço de carne
  • 1 dl vinho tinto
  • 3 colheres sopa polpa tomate
  • Água cozedura do pato
  • Arroz
  • 3 ovos
  • Rodelas de chouriço para enfeitar
Preparação:

Limpe o pato e coloque-o a cozer com o caldo de galinha, sal e o sumo de um limão. Depois de cozido e arrefecido desfie o pato, coe a água da cozedura e reserve.
Num tacho coloque a cebola a alourar no azeite e junte de seguida o pato desfiado e o chouriço cortado em bocados pequenos, frite um pouco as carnes mexendo para que não pegue no fundo do tacho. Junte às carnes, o vinho tinto e a polpa de tomate, misture bem e deixe cozinhar até o pato ficar com uma tonalidade mais escura.


Junte a água da cozedura do pato e quando ferver junte-lhe o arroz.


No final passe o arroz de pato para um pirex, junte-lhe os 3 ovos mexidos, coloque umas rodelas de chouriço por cima para enfeitar e leve ao forno a dourar.


Bom apetite!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Governo português aprova casamento gay


O casamento gay deverá ser em breve uma realidade em Portugal. O Conselho de Ministros aprovou as alterações do código civil que permitem o casamento entre pessoas do mesmo sexo. De fora fica a adopção. O governo já disse que o compromisso eleitoral era o casamento civil e rejeita qualquer hipótese de referendo. A proposta de lei deve ser aprovada pela esquerda parlamentar, no início do próximo ano. Mas o PSD vai avançar com um projecto lei alternativo de união civil. (...) O bloco de esquerda congratulou-se pela decisão, mas teme que o governo crie novas discriminações, ao impedir o acesso dos casais gay à adopção.

Portugal vai fazer parte do grupo de países europeus onde o casamento entre homossexuais é legal, entre os quais a vizinha Espanha, a Noruega, a Suécia, a Bélgica e a Holanda.

Teresa Pires e Helena Paixão, que se tornaram no símbolo da luta pelo casamento gay, querem ser as primeiras a dar o nó, mais de três anos depois de lhes ter sido negado este direito numa conservatória de Lisboa."

http://pt.euronews.net

Para aqueles que decidiram casar este ano e para os outros que querem comemorar o acontecimento fazendo já os preparativos para a cerimónia, tem hoje inicio no Centro de Congressos de Lisboa a Exponoivos.

EXPONOIVOS: 8 a 10 de Janeiro CENTRO DE CONGRESSOS DE LISBOA (Junqueira – Antiga FIL)

HORÁRIOS:

8 Janeiro: 17h/23h

9 Janeiro: 14h/23h

10 Janeiro: 14h/21h

PREÇO BILHETE

Bilhete Individual: 7.50€

Bilhete Família (válido para 4 pessoas): 24.00€

Visitantes Registados na campanha 2x1: 7.50€ + oferta de 1 bilhete

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails