sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

A 1ª semana de escola

A minha pequena "girina" começou esta semana a escola.

Uma rotina completamente diferente daquela a que estava acostumada, acordar mais cedo, sair de casa e não ver a mãe e o irmão durante grande parte do dia, conhecer e conviver com outros meninos e outras pessoas, tudo situações das quais não tinha a minima experiência. Esteve sempre comigo em casa até agora aos 3 anos, só via outros meninos quando iamos por vezes ao parque brincar e nem teve um irmão mais velho que lhe mostrasse tudo isto como ela está a mostrar ao irmão, que quando entrar em Setembro deste ano já terá algum conhecimento do assunto. Mas o facto de não conhecer minimamente a situação não a fez retrair-se. Acorda sempre bem disposta e pronta a vestir-se para sair, gosta imenso da sua nova mochila da Ursa Teresa, a amiga do Noddy, e facilmente fica na escolinha sem mim.


Na 2ª feira, que foi o 1º dia, estiveram cá os meus pais para ficarem com o "girino" enquanto eu ficasse na escola com ela, mas nem foi necessário, voltei lá na hora de almoço, mas ela nem me viu. Em nenhum dos dias chamou por mim ou pelo irmão e anda toda brincalhona. Vamos ver como será quando ja não for tudo novidade.
Acho que se adaptou muito bem e todos os meninos a aceitaram bem e a ajudam muito nas tarefas, porque enquanto os outros já estão dentro da rotina para ela ainda é tudo novidade e ainda está a aprender as regras. Ela poderia ter entrado na escola em Setembro onde tinha vaga e que se localizava relactivamente próximo da outra casa, mas como foi exactamente em Setembro que se iniciou o processo da compra da casa, eu decidi verificar se havia vaga nesta nova escola e resolvi esperar até agora para ela entrar, assim não teve de adaptar-se a novos professores e colegas ou deixar outros por quem já poderia ter afecto.
A escola fica a cerca de 1 Km de casa, acordamos os 3 por volta das 7h45, mas já vi que sobra tempo que os deixa ansiosos enquanto não abro a porta da rua, vou ter de entretê-los ou acordar mais tade, claro que prefiro a 2ª opção mas parece-me que eles preferem a 1ª pois acordam sempre na hora certa. Fazemos a rotina matinal, tomamos o pequeno almoço e vamos o 3 até ao Jardim Infantil dos C., a "girina" começa logo a entreter-se com os coleguinhas e o "girino" também já corre por lá como se lá andasse, os coleguinhas da "girina" já nos conhecem aos 2 e quando chegamos já avisam a auxiliar. Apesar do "girino" gostar da escola e de todo aquele ambiente ainda não fez birras para vir embora para casa comigo.

Esta semana começou logo com ginástica na 2ª feira, brincaram com bolas, ela chegou a casa divertidissima, também houve uma coleguinha que fez anos e então trouxe um saquinho de doces de lembrancinha. Quem adorou a lembrancinha foi o "girino" que não parava de pedir o "doate bom" (chocolate bom). Como se não bastassem as surpresas e novidades para ela, 3ª feira voltou a haver festinha e trouxe mais um saquinho de doces, na 4ª feira o "girino" já me pedia a "penda menino" (prenda do menino), como se fosse uma rotina do dia ela trazer docinhos da escola.


Fizeram pinturas e colagens de um palhaço, talvez o resto do trabalho que não conseguiram acabar antes do carnaval, ela andou no escorrega e o coleguinha H. que já é mais crescido ajudou-a acompanhando-a pela mão durante a escorregadela. Ela vinha no carro toda contente a contar o sucedido deve ter sido a perte preferida do dia dela que tanto gosta de brincar na rua. A professora contou que quando chegam sntam-se no tapete a dar os bons-dias e a falar um pouco mas que isso não e para ela que salta logo do chão e vai para a casa de bonecas :P Ainda está a aperceber-se que existem regras e normas, mas com o tempo há-de ser com certeza uma aluna exemplar :)
A auxiliar F. diz que ela come muito bem, pois não...eu até tinha de lhe dizer não muitas vezes porque ela é uma comilona.
Na 5ª feira chuvia a potes quando saimos de casa e até tive alguma dificuldade em colocá-los aos dois no carro para levar a "girina" á escola, a chuva parou e o vento abrandou um pouco depois de ter posto as malas, os casacos e de ter arrumado o guarda-chuva no carro pois não servia de nada estar aberto, assim quando fui colocá-los no carro tive alguma ajuda do S. Pedro que lá se lembrou de esperar um pouquinho até vazar o pote seguinte. De tarde ela teve um indicio de febre, 37,4 ºC, não é muito alta mas decidi dar-lhe paracetamol não fosse a coisa piorar, até porque ela tava com diarreia, mas andou sempre bem disposta e brincalhona.
Hoje já teve um passeio, uma saida da escola ao museu do neo-realismo aqui do concelho, foram ter um workshop de cerca de 2 horas -"Descobre o par".

Começa agora o seu "trabalho" durante os próximos 20 anos mais coisa menos coisa.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Quentes e boas... quentinhas!

Não não são as castanhas, se bem que podiam ser e eram muito bem vindas.

Uma imagem que me vem logo à ideia quando falo ou sinto o frio - estar sentada numa poltrona enroladinha numa manta em frente a uma lareira a beber um chocolate quente :-)

Huuum!! que bem que sabe!

Eu pessoalmente gosto delas num estilo mais tradicional e antigo, com a pedra esculpida e uma boa superficie para por fotografias de familia, mas dependendo da casa e do estilo dela, há-as para todos os gostos.

A típica lareira alentejana, no chão e uma grande chaminé...


As lareiras fechadas e com recuperador de calor...


Ou abertas e sem ele...


Ao centro de uma divisão...




E as de design mais moderno e na parede...






Aqueçam-se.
:-)

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A história de um pénis solitário

Este é um video de uma campanha feita em França a favor do uso do preservativo como prevenção da SIDA. Achei-o engraçadissimo, muito bem feito :)

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

You may say i´m a dreamer...



Bom fim de semana!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Cruz de Caravaca

Acho sempre muito estranho quando encontro talismãs e pendentes, principalmente porque pertenceram a outras pessoas.
Encontrei um crucifixo numa arrecadação da casa, achei o crucifixo estranho por ser duplo, ou seja, a cruz tem 4 braços, dois anjos a ladeá-la e uma caveira com ossos no fundo. No minimo achei macabro ou sinistro e tive até receio de guarda-la, mas o que é certo é que a coloquei no bolso e andei toda a tarde com ela. Quando finalmente fui procurar informações acerca do crucifixo, procurei por "crucifixo caravaca", porque é o que tem inscrito nela, fquei a saber que é muito mais comum do que pensava, algo reconhecido em todo o mundo, tanto pela igreja católica como por outras religiões ou credos.




Esta foi a versão de que mais gostei, de um comentário anónimo num blog:

"A Cruz de Caravaca é tambem a Cruz dos 4 Elementos, que atuam na natureza do Criador. Ela tambem é utilizada pelos magos na magia da Floresta. O Elemento fogo interpenetra os outros elementos (esta presente em todos e nele mesmo) a Cruz de Caravaca influencia para que a pessoa estabeleça o equilibíbrio entre o espirito e a matéria. Ela traz a Cura!!!"

Mas a história desta cruz é mais longa do que isto.

"A “Santíssima e Vera Cruz de Caravaca” é uma das mais importantes relíquias cristãs. Consiste num fragmento da madeirada cruz em que Cristo morreu. Esse fragmento encontra-se desde o século XIII na cidade de Caravaca, perto de Múrcia, em Espanha. O fragmento é conservado dentro de um relicário.O importante na relíquia não é o formato externo da Cruz, que constitui apenas o recipiente, mas o seu conteúdo, o Santo Lenho, que encerra em si todo o significado da mensagem e da acção terrena de Jesus Cristo.A Cruz de Caravaca tornou-se muito popular, por tradicionalmente se considerar que as orações rezadas e desde que acompanhadas com uma sua reprodução, concretizam qualquer pedido que seja feito."

fonte: http://www.anjodourado.pt/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage-ask.tpl&product_id=59&category_id=33&option=com_virtuemart&Itemid=82&vmcchk=1&Itemid=79

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Lenços dos namorados


Parabéns aos meus pais que completam hoje 38 anos de casados, parabéns por tantos anos de cumplicidade, por tantas conquistas feitas em conjunto e por terem criado uma família linda.
Este post hoje é para vocês :)
(mmmim mostra-lhe aí)

A minha mãe conta-me que há 38 anos atrás nem ouviam falar do dia dos namorados, não era algo que se falasse tanto como agora, não era um dia minimamente comercializável como hoje. Se na altura ela soubesse que o dia 14 era dia de S. Valentim, diz que se casaria então o dia 14 e não no dia 12. Fizeste muito bem mãe, assim tens 3 dias de comemoração, embora a festa nunca tenha parado desde o dia 12 de Fevereiro de 1972, e ainda bem.

Os meus pais nasceram e foram criados no Minho, a minha mãe adora costurar e bordar, aproveita qualquer restinho de tecido e encontra-lhe sempre destino, é por isto que muito me admiro de nunca ter visto lá por casa um Lenço dos Namorados. Será este ano que a minha mãe lhe oferece um?

Os Lenços dos Namorados, também chamados lenços marcados, bordados ou de amor, são uma tradição da região do Minho.
"Era costume ensinar às raparigas a arte de bordar para que mal entradas na adolescência começassem a preparar o enxoval. O lenço era bordado, então, nas longas noites de serão, nos momentos livres do dia ou aquando do apastoramento do gado, pela rapariga apaixonada que ia transpondo para o lenço os sentimentos que lhe iam na alma. A rapariga usá-lo-ia no domingo na trincha da saia ou no bolso do avental; mais tarde oferecê-lo-ia somente ao rapaz que amava como compromisso de amor, este passaria a usá-lo ao pescoço ou no bolso do casaco do fato domingueiro."
in http://lencosdenamorados.no.sapo.pt/

Sempre gostei muito destes lenços, com cores garridas e alegres, com uma escrita muito própria a comemorar o amor e que sempre me habituei a ler nas cartas do meu avô. Também os há só em vermelho ou em preto, mas eu pessoalmente gosto destes coloridos. Depois cada cor, cada desenho tem o seu simbolismo, tradicionalmente eram feitos por raparigas apaixonadas e oferecidos aos namorados mas hoje em dia já os há para qualquer membro da familia. Acho muito bem, pois o dia de S. Valentim já ultrapassou os namorados, cá em casa é dia de lembrar os pais, filhos, avós e amigos que os amamos e gostamos de estar com eles.

Este é um presente lido que pode ser oferecido a qualquer pessoa de qualquer idade ou género, pode ser usado de variadissimas formas para além de acessório de roupa, e o melhor, é que com temp, pod ser feito por nós, o que tem muito mais valor e fica bem baratinho.






Bom fim de semana e um dia de S. Valentim bem ao vosso gosto!
;)

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Festa de Solidariedade

"Porque para nós a vossa presença é de extrema importância e porque fazemos questão da vossa presença nas nossas vidas enviamos dois convites muito especiais para dois grandes eventos onde estará patente o componente solidário para com o nosso Dinis. Para quem não sabe é o mês do Dinis e da Associação Nova Frente Juvenil do Sobralinho. Ambos estão de parabéns pois comemoram o seu segundo aniversario, o Dinis a 20 e a ANFJ a 13. Estes amigos uniram-se a nós, e lançaram um mega evento que terá lugar no pavilhão da União Desportiva e Cultural da Aldeia do Sobralinho nos dias 12 e 13 de Fevereiro pelas 21h00. O dia 12 será dedicado à juventude com um concerto dos Black Cartaz%20Nova%20Frente%20Juvenil.jpgBombain e uma noite com o DJ Edvino e o dia 13 está destinado à grande gala de Aniversário. As entradas são gratuitas, mas ao vir estará a ajudar o Dinis a procurar um destino cujo a medicina ainda não traçou. Iremos contar com a presença de Mafalda Arnaud, Giovanni D’Amore, Fernando Correia Marques e João de Melo! Também iremos receber convidados especiais, como a Rita Pereira, Ruy de Carvalho, João de Carvalho e a grande academia da Professora Paula Manso. A apresentação deste evento estará a cargo Vanessa Oliveira e Nuno Eiró.

E qual é o melhor deste mega aniversário? A solidariedade e a diversão caminharão lado a lado. Venha divertir-se e venha contribuir para a continuidade deste maravilhoso sorriso do Dinis.

http://dinis.webnode.com/festa-de-solidariedade-12-e-13-02-2010/

E com tudo isto estará a ajudar o Dinis a conseguir manter tratamentos oftalmológicos que são todos particulares, viagens, terapias cognitivas, fisioterapias, terapias alternativas, acesso a exames e a clínicas especializadas, enfim um encontro com uma vida melhor, de encontro ao que a natureza não lhe deu, a saúde.

Que Deus vos abençoe... porque ao Dinis tem abençoado todos os Dias, tem provado que a vida é construída de pequenas batalhas, e que a amizade se constrói a troco de muito amor.

Passo a Passo, Pessoa a Pessoa, Por Vezes o Mundo Mexe-se."

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Antes e depois


Esta era a vista da janela da cozinha do 5º andar que deixei. Em frente tinha vista para uma fábrica de bidons (gosto da sonorização desta palavra, sou capaz de ficar a repeti-la vezes sem conta :P), para a esquerda via a linha do comboio imediatamente ao lado da casa e o rio lá mais longe, do lado direito via uma rotunda super movimentada numa esrada nacional que "acordava" logo ás 5h da manhã e só se "deitava" lá para as 2h do dia seguinte. Via prédios por todos os lados, excepto aquele em que via a linha ferroviária, e onde havia um pouco de verde, estava uma grua a preparar o terreno para criar mais um "cogumelo" de 7 ou 8 andares. O som era um misto de travagens de camiões, carros e autocarros com os apitos e ruido tipico de comboios com 4 ou mais carruagens, e nem falar das carruagens de mescadorias, pareciam aviões a baixa altitude.



Esta é a vista da janela do meu quarto, para o lado esquerdo ainda consigo ver o mar lá longe a acenar-me por detrás de algumas casas e encostas, como que a dizer "Oi, estou aqui, continuo aqui do teu lado!" Mas o que se nota mais é o silêncio dos comboios e o chilrear dos passaros (já me estou a tornar repetitiva não é, mas é que é mesmo muito bom viver no campo...). Agora vejo serras, casinhas, hortas e campos verdejantes por todos os lados.

É bom quando conseguimos mudar para melhor. E o que é ainda melhor é que só tivemos de subir mais uns 10Km para norte e nem saimos do mesmo concelho.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Atlas


Como tinha dito aqui, venho apresentar o mais recente membro do clã.
Este é o Atlas, é um doberman que fará dois meses no dia 12. É um brincalhão e apesar de ainda ser muito bébé e passar muito tempo a dormir já mostra a sua personalidade forte chegando mesmo a ladrar ao Tobias quando ele o desafia.
Foi o último a chegar à casa nova, pois só o pudémos ir buscar quando já estávamos minimamente instalados na casa nova, porque na outra não havia espaço para tantas patas e tantos pés ao mesmo tempo. Este será o guardião da casa, está cá para fazer-nos companhia e ser parceiro de brincadeiras mas também para ser uma alerta a quem passa. Se não degenerar dos pais será um cão bem grande e muito afável, fiquei encantada com a mãe do Atlas, sempre super meiga comigo e a pedir-me festas e carinhos mesmo com os filhotes por perto, o pai dele também sempre calmo, mas claro é um macho grande e merece o devido respeito, pelo que nunca lhe fiz muitas festas para além da palmadinha na cabeça, é realmente um cão enorme.
O Atlas ainda passa grande parte do dia a dormir, o facto dos dias estarem chuvosos também ajuda, mas o que ele gosta mesmo é de ir lá para fora brincar com o Tobias. As manhãs passam-nas na brincadeira um com o outro, nas correrias e mordidelas de cachorros, e já não conseguem dormir separados, começam a ganir chamando um pelo outro, mas algum dia terá de ser porque o Atlas passrá a dormir lá fora no canil quando for adulto e o Tobias continuará a dormir cá dentro de casa. Agora estão do mesmo tamanho, apesar do Tobias ter o dobro da idade do Atlas, mas em adultos a diferença será notória, já se vai notando na quantidade de omida que cada um ingere, o Atlas é um devorador de ração, tenho de pensar na hipotese de fazer um acordo com uma empresa de comida canina.



sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

De volta à rotina

Ainda há muito caixote por abrir e tarinbecos para por no seu devido lugar mas as coisas estão a encaminhar-se. O pessoal voltou à rotina do costume, trabalho-casa-casa-trabalho, se bem que agora há mais para fazer em casa.
No meio de tanta coisa por arrumar aliada à rotina doméstica, aqui o computador vai ficando mais solitário e o blog mais desatualizado, mas cá vou dando uma noticias, verdade seja dita, também já nã há tanta vontade de me sentar em frente ao monitor quando posso ir lá para fora passear.

A minha "girina" vai entrar na escolinha pela primeira vez já no dia 18 deste mês, ai ai como o tempo passa a correr, já começo a pensar nos dias em que não irei passar com ela, agora são 24 sobre 24 horas, depois ela passará mais tempo na escola com as educadoras e os coleguinhas do que comigo ou o irmão, espero que a adaptação não seja complicada. Embora seja sempre um pouco dificil a entrada na escola, eles facilitam a estada dos pais durante umas horas na sala com os filhos e podem até ficar só meio dia ou vir almoçar a casa e depois voltar da parte da tarde. A "girina" é bastante sociavel e muito simpática, fala e sorri para toda a gente sem estranhar, mas será da mesma forma sem eu estar presente, e durante várias horas? Enfim... vamos ver
Lá vai ela começar a sua vida social...

Ainda tenho de arrumar melhor aqui o cantinho da Casa Lótus Azul, para depois voltar à rotina da casa, encontrei uma escrivaninha antiga muito gira na arrecadação da casa que vou recuperar e usar ;)

bom...vou abrir mais uns caixotes!

Bom fim de semana!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

UFF UFF !!

Estou cansada!

Isto de comprar casa nova é muito giro mas é três meses depois.
Tenho andado numa correria a tratar de burocracias e papelada, enquanto os caixotes vão ficando em casa tão cheios como no dia da mudança. Tenho uma sala cheia de caixotes e sacos ainda cheios de coisas por arrumar nos seus devidos lugares. Entre tanto tarinbeco lá encontrei a pen da internet e depois de montar a artilharia toda cá deu para vir aqui dar um saltinho e actualizar as novidades.

Bom, disse que vinha no dia seguinte ao da escritura contar como tinha sido a coisa, mas nesse dia estive em mudanças pessoais, porque no dia seguinte foram as mudanças do pessoal profissional, com tanto tarinbeco tiveram de ser dois dias completos a mudar e um dia para voltar à antiga casa e deixá-la limpa e pronta para outra família.
Quem já comprou casa sabe como é uma escritura... uma grande seca :P
Neste meu caso foi uma GRANDE seca de cerca de 4 horas, o caso não era tão simples como o costume, havia duas compras e duas vendas ao invés de ser permuta como geralmente acontece nestes casos. Os meus sogros venderam a casa a outro casal e eu e o "pai sapo" comprámos a casa desse casal, o complicado da coisa é que a casa que comprámos era em terreno misto, terreno urbano com casa e terreno rustico com arvores e zona de cultivo, o que fez com que coisa fosse mais demorada. Mas ainda bem que a notária era exigente e boa proffisional, pois assim ficou tudo muito bem explicado ponto por ponto, literalmente.

Acabámos por sair de lá tardissimo, jantámos frango, assim como nos dias seguintes, felizmente existem os serviços de take away. Aos meus "girinos" fiquei sem os ver quase 36 horas e nem dormiram na csa nova na primeira noite connosco, tiveram de ficar na casa dos avós, era mesmo impossivel tê-los por perto e dar-lhes atenção nestes dias. Os meus sogros acabaram por dormir em cima do colchão e eu e o "pai sapo" no sofá cama, porque a mudança só acabou por volta da 1 da madrugada do dia seguinte sem sequer haver tempo para que a equipa de mudanças voltasse a montar toda a mobilia que desmontou.
Muita tralha havia naquela casa, nem sei como cabia lá tudo, felizmente agora há espaço de sobra :)

Já fui tratar dos contratos da luz e da água e inscrever os "girinos" na escolinha.

Os meus pais, "os girinos", o Tobias e o Atlas (novo membro da família que depois apresento) não param em casa, andam todo o dia na horta e no jardim, aos meus pais não lhes podiam ter arranjado hobby melhor cá em Lisboa, apesar de terem a sua hortinha lá no Norte agora podem ensinar os netos a artes da lavoura. E como eles gostam disso, o "girino" ficou encantado com o facto de poder sair de casa quando quer para apanhar "quicois" (caracois).

Eu ando dentro e fora, cima e baixo, a distribuir tralhas e mais tralhas entre duas casas, enquanto as tarefas domésticas do costume têm de continuar também, estou cansada, sim estou, mas bastam o silencio dos comboios, carros e camiões, o som dos pássaros e dos meus filhos a rir no jardim, a vista para o rio e para a serra, para levar o meu cerebro a uma espécie de spa de percecções e voltar a ter força e vontade para continuar, se é que deixei de ter (acho que não).

Vou voltar lá para fora enquanto ainda há sol e arrumar mais umas coisas.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails