segunda-feira, 31 de maio de 2010

Criança Vê! Criança Faz! Dê o exemplo!

Histórias de acordar

A campanha publicitária já não é nada nova mas mantem-se sempre actual.


Dezenas de crianças intoxicam-se todos os dias! Em 2007, o CIAV - Centro de Informação Anti-Venenos registou mais de 10 mil casos de intoxicação com crianças, sendo que mais de 65% envolveram crianças dos 1 aos 4 anos.


Para reduzir estes números, a APSI e o INEM lançaram no dia 13 de Novembro de 2008, uma Campanha de Prevenção das Intoxicações em Crianças. É urgente alertar os pais, avós, educadores e profissionais de saúde para as medidas de prevenção das intoxicações.



Uma campanha muito interessante da Associação para a Promoção da Segurança Infantil que criou uma série de pequenos contos que pretendem ajudar crianças, e adultos, a perceber os perigos que podem ser alguns dos produtos que mantemos nas nossas casas quando caem nas mãos erradas.


As imagens tipo "anita" lembram-os os nossos livros infantis, onde todas as histórias acabavam bem mas onde também havia uma moral da história, aqui a história não acaba bem mas a moral está claramente á vista.

É a típica publicidade a que costumo chamar "estalo-na-cara-para-ver-se-aprendes".

Por vezes é preciso ouvir uma história para acordar!

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Decoração do quarto dos "girinos"

Como se aproxima o dia da criança fiz algumas alterações no quarto de dormir e de brincar dos meus pequenitos.



Esta é a cama da "girina", com uma colcha nova e um dossel, ficou logo com outro aspecto.


Por enquanto os "girinos" ainda dormem no mesmo quarto, por isso naquele que será o futuro quarto do "girino" fiz um quarto de brincar.

Há umas semanas atrás estava assim,


simplesmente cheio de brinquedos.

Lembrei-me de aproveitar o colchão do berço, cobri-o com um tecido colorido ás riscas e coloquei-o sobre duas caixas que estão cheias de brinquedos, coloquei umas almofadas e um travesseiro (chourição) que a minha mãe fez com a bainha dos cortinados do quarto e assim ficou um sofázito no quarto de brincar. Simples e rápido e ainda livrei o sotão de mais um mono.


Ao lado empilhei três almofadas e coloquei uma das mantas da "vó Jaquina" por cima e fiz um puff colorido.

Lembram-se deste banco (pois, era temporário), dei-lhe cara nova pintando-o de verde com restos de tinta que os antigos donos cá deixaram e colocando uma almofada bem colorida que a minha mãe fez com uns restos de tecido que havia cá por casa, como o banco foi encontrado na arrecadação da casa, ficou a custo zero :-)


ficou um banquinho bem catita que está á entrada do quarto de brincar ao lado da cómoda, esta cómoda de infantil não tinha nada, fazia parte da mobilia do meu quarto, no entanto também não a quiz pintar porque mais tarde voltará a sair daqui (por aqui é tudo temporário :P), assim coloquei-lhe uns puxadores mais coloridos e já deu um ar mais infantil á coisa.


Num canto do quarto coloquei umas velhas prateleiras que já estavam cá na casa numa arrecadação da horta, pintei duas de verde e uma de lilás, tudo aproveitando as tintas que os antigos donos cá deixaram, mais um projecto concluido a custo zero ;-)


Também pintei os suportes, já estavam um pouco ferrujentos e o branco não tinha nada a ver, por isso pintei-os das cores das prateleiras e da cor da parede nas zonas que ficavam em contacto com cada uma, assim quase nem se notam, ao longe claro :-P



Resolvi não colocar quadros para não furar a parede, pois mais tarde será o quarto do "girino" e a disposição das coisas será diferente, assim colei alguns postais com imagens alegres e algumas obras de arte dos pequenitos.

Com uma mesa e dois banquinhos para os pequenitos fazerem os seus desenhos e trabalharem, no final o quarto de brincar ficou assim.

Mais arrumado e mobilado.


Bom fim-de-semana!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Sobremesa para o dia da criança


clique na imagem para fazer zoom

Já faz muito tempo que encontrei este passo-a-passo de uma sobremesa super original no Rainhas do Lar.

Gostei imenso da ideia e guardei a imagem que por si só já explica tudo.

Fica muito giro numa festa de criança ou num dia especial para os pequenitos como este, ou então só porque é uma sobremesa fresca alusiva á primavera.

Divirtam-se tanto como eles!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

De 24 a 29 de Maio, a Expotorres, em Torres Vedras, recebe A Grande Festa da Criança, subordinada ao tema "A Feira".

A iniciativa, cuja inauguração está marcada para o dia 24 de Maio, às 11h30, destina-se sobretudo a crianças dos 3 aos 12 anos e à restante comunidade educativa.
Porém, dia 29 de Maio estará aberta a toda a população.
Aqui, os mais novos vão encontrar um "pequeno mundo feito à sua medida", para além de ateliês interactivos.
Pode visitar este certame de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 17h00 (público escolar) e sábado, das 14h00 às 19h00 e das 20h00 às 23h00 (público em geral).

A entrada é livre.

fonte: http://www.cm-tvedras.pt/outros/agenda/detalhes/?id=1474

terça-feira, 25 de maio de 2010

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Cantinhos só para eles

Esta semana vou dedicá-la toda ela ao nosso futuro. Áqueles pelos quais cuidamos do Mundo e os quais vão cuidar dele quando já não pudermos, pois claro...

...as crianças.


Hoje deixo aqui imagens onde poderá inspirar-se para decorar o quarto deles ou renovar e dar um brilhosinho novo nos seus cantinhos.

Para as princesas











Para os piratinhas











Inspire-se e faça-lhe uma surpresa.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Green Acres 1966

Eu gostava imenso de ver esta série televisiva que nos anos 90 chegou a passar na RTP 2 ao final da tarde.

A história desta série cómica constava de um casal de nova-iorquinos que se mudava da grande cidade para uma aldeia, Hooterville, ele um apaixonado pela vida do campo apesar de não ser minimamente entendido nesse modo de vida, ela completamente apaixonada pela vida da cidade, ambos numa aldeia repleta de personagens típicas e peculiares, aqui surgia o cenário base para uma série de peripécias e enredos hilariantes.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Encontro Nacional GSXR

No passado domingo dia 16 fui assapar mais o "pai sapo".



Fomo até Leiria para um convivio com tantos outros donos de motos Suzuki GSXR. Ao todo eram 21 motos, muito poucas para o número de inscritos no ForumGSXR, local onde foi organizado o encontro.
No entanto apesar de poucos (relativamente, porque por onde passámos não passámos despercebidos) era tudo boa gente. Pessoas bastante sociáveis e com quem facilmente se conversava, mesmo que o tema não fosse motas, sim porque esta gente também tem uma vida para além da paixão pelas motas. Gostei imenso da viagem de Lisboa até Leiria.


a moto do "pai sapo" em grande destaque e o meu capacete com a borboleta rosa
(uma senhora pode ser motard sem perder a sua femininilidade :-) )

O pessoal de Lisboa e Algarve encontrou-se numa estação de serviço proximo do aeroporto e seguimos pela autoestrada até ao Carregado onde depois saímos para a estrada Nacional, a qual fizémos bem devagarinho e em estílo de passeio/parada, muitos automobilistas e ciclistas nos saudavam e faziam sinal positivo enquanto os motards apitavam e aceleravam mostrando a potência dos seus motores, foi muito giro.

Almoçámos em Leiria onde nos encontrámos com os restantes motards do norte do país, depois fomos até á praia de S. Pedro de Moel onde tirámos mais umas fotos, fizémos mais umas curvas e bebemos umas geladinhas e despedimo-nos até um proximo encontro.

No caminho de volta o "pai sapo" lembrou-se de tirar o carvão ao motor e gastar um pouco os pneus, que de tão quentinhos que iam estavam cheios de pedrinhas do asfalto ( o calor dos pneus deveu-se mesmo ao calor que se fazia sentir no Domingo pois claro, estava para além dos 30 ºC né !?! não há pneu que aguente :-P)



Os motards chegaram todos bem aos seus destinos e todos contentes por um dia bem passado, venham mais como este.

;-)

quarta-feira, 19 de maio de 2010

O Attlas cresceu

Lembram-se desta coisinha fofa que vos apresentei há 3 meses atrás?


Pois o Attlas cresceu... e cresceu muito em pouco tempo.

Agora está assim...



com o seu aspecto possante e imponente

em 3 meses engordou cerca de 20 Kgs e com os seus 5 meses de vida está com 27 kgs, ainda não parou de crescer pois claro, ainda é cachorro, ainda nem levanta a pata traseira para urinar. Já se previa pelas patas enormes que aquele cachorro tem.
Passa o dia a atasanar o seu companheiro Tobias, sempre a correr atrás dele e a mordiscá-lo, já consegue abocanhar a cabeça do pobre coitado do Beagle.
É muito atento, sempre alerta a qualquer som diferente e quando o sino do portão toca, é vê-lo correr para lá e a ladrar.
É um comilão sem freio, não pode cheirar comida caseira que se baba todo, começou este mês a comer arroz trinca com frango cozido e é doido por aquilo, fica todo lambuzado e a comida desaparece da bilha em segundos, quando o Tobias se demora um pouco mais o Attlas vai á bilha dele e despacha-a também num instante.
Continua um brincalhão sempre a saltar-nos para cima, mas agora que está tão grande e pesado a brincadeira já não tem tanta piada, principalmente para o meu "girino" que gosta imenso de brincar com ele, tenho de estar sempre atenta ás suas brincadeiras. O "girino" chegou mesmo a ter medo do Attlas porque este o derrubou algumas vezes, mas já passou e continuam a brincar juntos.
É muito nosso amigo, está sempre do nosso lado, perto de alguém da casa, mais do que o Tobias que é mais independente, o Attlas gosta imenso de festas, carinhos e de brincar com os restantes membros da família. Gosta imenso de brincar com bolas, há 3 meses atrás ainda o ganhava numa corrida, agora não tenho qualquer hipotese, em poucas passadas ele apanha-me.
Tem um porte maravilhoso, em termos físicos está a tornar-se num cão lindo e sempre muito meigo e afectuoso, por vezes até demais, gosta imenso de dar beijinhos no "girino" :-P

terça-feira, 18 de maio de 2010

"Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" - Lavoisier

Cá em casa já há um compostor.
Eu também não sabia muito do assunto (e continuo sem saber), mas fui informar-me um pouco e a coisa lá vai andando.

Pode utilizar-se a parte orgânica do lixo que se produz em casa para fazer composto e usar esse material no quintal ou jardim, melhorando a fertilidade do solo.

Para além de aumentar a fertilidade do solo do seu jardim, resolve parcialmente o problema do lixo doméstico fazendo um compostor num canto menos utilizado do jardim.

Comece por colocar uma pilha de composto (inicialmente lixo) num canto menos utilizado do jardim. Escolha um local nivelado com aproximadamente 1 metro quadrado por cada caixa que queira fazer, preferencialmente fora do alcance da luz solar directa e com uma fonte de água próxima. Deve ainda ser um local protegido das vistas principais, por questões estéticas, e perto de casa para que não seja penoso utilizá-lo diariamente. Limpe o chão de folhas e de relva, pois vai aplicar a primeira camada directamente no chão que não pode ser impermeável (cimento, pedra, etc.).


Ao construir a "caixa" de compostagem (biodigestor), com rede galinheira ou madeira, etc., esteja certo que deixa bastante espaço aberto para que o ar alcance a pilha. Um lado da "caixa" removível facilita o manuseamento da pilha com uma pá. O compostor para uma família de três a cinco pessoas deve ter uma capacidade de cerca de um metro cúbico: duas caixas com aquela dimensão cada, com a da figura, permitem fazer a viragem de uma para a outra e manter o composto numa delas por uns dias enquanto se começa a encher a outra.

Todos os resíduos orgânicos, desde que não sejam tóxicos ou poluentes, podem ser transformados em composto. Na prática, a maior parte dos resíduos orgânicos produzidos numa cozinha e num jardim podem ser compostados.

Os restos produzidos na cozinha, são, por exemplo, as cascas e restos de batata e frutas, os legumes e hortaliça, as borras e filtros usados de café, as folhas e sacos de chá, o pão, o arroz e a massa, a casca de ovo esmagada, os restos de comida cozinhada (tapar com terra) e cereais. Os produzidos nas limpezas do jardim, nomeadamente, aparas de relva e erva, folhas secas, ramos pequenos provenientes de podas ou limpezas do jardim.

Não se deve juntar nunca ao material a compostar a carne, peixe e ossos, pois podem atrair animais indesejáveis; os excrementos, pois podem conter microorganismos patogénicos passíveis de sobreviver ao processo de compostagem e resíduos de jardim com pesticidas, plantas com doenças e ervas daninhas com sementes, por razões óbvias.


Comece a pilha com uma camada de ramos partidos para facilitar o arejamento. Depois faça uma camada com 5 a 10 cm com materiais produzidos no jardim depois uma de igual espessura de materiais produzidos na cozinha e assim sucessivamente. A camada do topo deverá ser de material de jardim. Logo que os resíduos orgânicos sejam colocados no recipiente de compostagem inicia-se o processo de decomposição através da acção de bactérias e fungos, sem termos que fazer nada. É um processo natural que se desenvolve por si. .

A pilha deve ser virada de 15 em 15 dias, para que o composto fique pronto em 3 ou 4 meses. Se virar a pilha raramente, o composto fica pronto num período de 6 meses a um ano. Quando se vira a pilha deve-se ter o cuidado de inverter as camadas (a inferior passa para cima e vice-versa). A pilha não deve estar exposta a ventos frios, demasiada chuva ou demasiado calor. O composto está pronto quando não se degrada mais mesmo sendo revirado, tem um aspecto relativamente homogéneo e granuloso onde os componentes originais não são reconhecíveis, tem cor escura e cheiro a terra rica em matéria orgânica.


Há coisas que podem correr mal durante o processo de compostagem, mas que são normalmente passíveis de correcção. Quando o processo é lento, é possível que existam demasiados materiais de jardim, sendo necessário adicionar materiais com maior teor de azoto, os produzidos na cozinha e revirar a pilha.


O cheiro a podre pode ter origem em excesso de humidade (o composto não deve estar a escorrer água nem alagado). Neste caso revire a pilha e adicione materiais secos e porosos como folhas secas, serradura, aparas de madeira ou palha. Outra causa possível para o cheiro a podre é o excesso de compactação; deve, neste caso, revirar a pilha ou diminuir o seu tamanho.


O cheiro a amónia, tem normalmente origem em excesso de materiais provenientes da cozinha. Deve neste caso adicionar materiais do jardim.

- Pilha pequena demais: aumente o tamanho da pilha ou isole-a lateralmente.

- Humidade insuficiente: adicione água quando revirar ou cubra a parte superior da pilha ( o composto deve ter cerca de 50% de humidade).

- Arejamento insuficiente: revire a pilha. Certifique-se que o recipiente tem aberturas laterais e que a primeira camada premite a passagem de ar.

- Clima frio: aumente o tamanho da pilha ou isole-a com um materia que deixe passar o ar.
Quando a temperatura é muito elevada, ou a pilha é grande demais ou o arejamento é insuficiente. Há que diminuir o tamanho da pilha e revirá-la com maior frequência.


Por último, a presença de pragas: pode ser devida à presença de restos de carne ou de restos de comida com gordura. Deve retirar este tipo de alimentos e cubrir a pilha com uma camada de solo ou folhas. Pode em alternativa usar um compostor que não permita a entrada às pragas.


Depois de pronto, o composto deve repousar entre duas a quatro semanas antes de ser aplicado. Depois desta fase de maturação, pode ser aplicado em relvados, jardins, quintais, à volta das árvores ou mesmo para envasar plantas .


O composto é geralmente aplicado uma vez por ano, na Primavera ou no Outono. Deve ser espalhado por cima da terra ou colocado numa camada com 2 ou 3 cm, misturado com aquela, mas nunca deve ser enterrado.

fonte: http://naturlink.sapo.pt/homepage.aspx


Se...

Então...

Se aparecerem minhocas, bichos

da conta, caracóis ...

Não te preocupes, são animais preciosos porque transformam rapidamente o teu lixo em adubo.

Se estiver seco...

Junta água, o composto deve estar húmido como

uma esponja acabada de espremer.

Se aparecerem roedores e

moscas...

Certifica-te que não colocaste carne nem peixe

na pilha, cobre-a com folhas secas, serradura ou

palha. Nunca deixes comida à vista.

Se cheirar a amónia ou a ovos

podres...

Junta folhas secas, areja e mistura palha,

serradura ou bocados de papel.

Se o composto cheirar a terra...

Excelente, podes fertilizar as tuas plantas. Convém deixar repousar durante umas

semanas.

Se o volume baixar muito...

É muito bom sinal, o teu lixo está a ser

transformado em adubo natural.

Se a pilha não aquecer...

Certifica-te se há diversidade suficiente na pilha, mistura os verdes com os secos. A pilha deve ter tamanho e humidade suficientes.

Se saírem vapores...

Não te assustes, é calor a sair e é sinal que o

composto está a “cozinhar”.

fonte: http://maosahorta.no.sapo.pt/inicio.htm

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Um dos maiores prazeres da vida



huum!

Sabe tão bem, não sabe?
a quatro mãos ainda deve ser melhor!

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Um dia como os outros...



Que bom é sexta-feira...


E a chuva que não nos larga...










Bom fim-de-semana!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Aquário velho - mesa de apoio nova

O que fazer com um aquário que já não é casa de ninguém?

Que tal uma mesinha de apoio?



Com uma planta no interior ou uma estatueta ainda fica mais interessante.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Mais uns selinhos :-)


Muito obrigada Renata RZ do cantinho Dicas Green




Muito obrigada Luciana Onofre do cantinho Germinando

Agradeço a todos os que me visitam e que voltam tantas outras vezes, é para eles que vão estes selinhos, porque são voçês que me acompanham que eu admiro por serem um verdadeiro charme.
:-)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails