quinta-feira, 24 de junho de 2010

Desabafo

Felizmente ainda não tinha sentido os efeitos da crise económica que o mundo atravessa (e continuo sem os sentir directamente), mas ontem 3 acontecimentos isolados e completamente diferentes fizeram-me ver que el esá muito mas próxima do que eu imaginara.

Estamos no meio de uma crise que nos levará ao colapso e já não há volta atrás, teremos de mudar as nossas mentalidades e prioridades para nos adaptarmos a realidades de vida completamente diferentes.

Os recursos energéticos naturais que nos permitem ter o estilo de vida que temos actualmente estão a acabar e não há alternativas viáveis, o petróleo está a acabar e não há substituto que produza tudo aquilo que ele produz. O problema do consumo desenfreado de plásticos, o uso de veiculo próprio em vez do colectivo entre outros, não é essencialmente o ambiente, é a escassez do petróleo com o qual se produz e faz o mundo civilizado que hoje conhecemos, se todos diminuirmos um pouco o seu consumo pode ser que a coisa se aguente mais uns anos, mas é certo que nas próximas decadas as coisas entrem no colapso.

Enfim... foi só um dasabafo.

5 comentários:

Especialmente Gaspas disse...

é explorar a energia do sol, das marés dos ventos.

Há sempre uma alternativa!

O lixo que produzimos... sim é preocupante!! No supermercado uma smples coisinha chega a ter 3 embalagens desnecessariamente.

mãe rã disse...

Oi Gaspas

se puderes vê este documentário

http://www.imdb.com/title/tt1503769/

quanto mais não seja dá que pensar

mas há sempre uma solução

mmmim disse...

eventualmente não estás só a pensar no petróleo :P mas já que falas nisso, já que falámos ontem de bicicletas e já que ouvi hoje, finalmente, a entrevista ao António Cruz (o tal primo do G. que faz parte aí do "star system" dos ciclistas urbanos), lembrei-me que TU bem podias recuperar a bicicleta do A., colocando-lhe um cestinho frontal, para usá-la nas idas à mercearia e à padaria do bairro! ehehe

Vida no campo sem bicicleta com cestinho, não é vida no campo em todo o seu esplendor!! :)

beijo,

maria

Maria Lavrador disse...

Penso que tem mesmo de se começar a explorar outras alternativas... E o uso dos transportes publicos só é possivel qd existirem alternativas coerentes, pois da minha casa para o emprego/escola tenho de apanhar 3 transportes diferentes, os quais andam sp desfasados uns dos outros... E como somos 4, ainda mais complicado se torna

Bjs grandes

Ana Carvalho disse...

a tecnologia do petróleo existe há pouco mais de 100 anos. Já tivemos outras antes e iremos concerteza ter outras no futuro... temos é de ter força para encarar a mudança e eu acredito que o estamos já a conseguir... ainda que a pequeninos passos.
Beijinhos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails