quinta-feira, 3 de junho de 2010

Plástico vs Papel... vencedor - Pano

O tema está em constante debate e ouve-se um pouco por todo o lado. Já se vê algumas pessoas a reutilizar os sacos de plástico a e dizer "Não, obrigada! Eu trouxe o meu." nas caixas de supermercados e das lojas em geral.

Por outro lado ainda é muito comum ver-se clientes a sair das grandes lojas de marcas de roupa só com um trapinho dentro de um sacalhão enorme de papel. Quantas árvores Dio Mio!

As pessoas estão cada vez mais consciencializadas para os maleficios provocados pelo plástico no meio ambiente desde a sua produção até ao seu final. E como tal é cada vez maior o numero de pessoas que os reutilizam e muito bem.
Mas se há tanta gente informada sobre o plástico, sinto que relativamente ao papel e os seus maleficios para o ambiente durante a sua produção, já não são assim tão conhecidos. O papel é facilmente reciclável (o plástico também o é) embora isso também acarrete os seus custos, e tais sacos também são reutilizáveis, embora talvez menos vezes, claro que há a vantagem clara de o papel ser biodegradável mas isso só acontece em boas condições de aterragem. Os sacos de papel tornam-se menos sustentáveis que os de plástico, a sua produção gera muito mais poluição aérea do a do plástico, tantos resíduos sólidos como o plástico e é gasta mais energia tanto na sua produção como na sua reciclagem, a sua unica vantagem é o facto de ser biodegradável, mas só quando é bem depositado.

No final de contas o que podemos fazer?

Reutilizar todos aqueles sacos que já temos e porque não entrar na onda da moda e usar os sacos de pano ou os trolleys quando for ás compras no bairro? São tão charmosos e ficam-nos tão bem.


A marca portuguesa Pano Cru tem uma oferta de sacos feitos com matérias primas 100% amigas do ambiente e com designs muito bonitos.





O tema está tão na moda... mas o ambiente agradece e as gerações futuras também!

*um dia desses mostro os meus sacos de pano

1 comentário:

Unknown disse...

Eu concordo plenamente... embora as vezes me esqueça de levar o saco reciclavel custumo usar aqules do pingo doce tem umas estampas bem giras! E mesmo na fruta quando levo um melão ou meloa ou até mesmo bananas nunca trago aquele saco de plastico, aquilo é para deitar fora assim que chego a casa, se fossem mais pequenos ainda guardava para as sandes, assim não vale a pena!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails