quinta-feira, 24 de junho de 2010

Massa fondant

Fiquei de contar como faço a massa fondant para os bolos, no entanto ontem passei todo o dia fora de casa, mas hoje vou contar.

É muito simples não tem nada que saber até porque o que não falta ai pela net são videos e posts a explicá-lo.

Eu uso marchmallows, no entanto aqueles que encontro por aí nas lojas são coloridos o que inevitavelmente produz um fondant colorido, neste caso de tom rosado. Com corantes alimentares facilmente mudo a cor para qualquer outra... excepto o branco :-P Neste caso, quando preciso de fondant branco tenho mesmo de o comprar já feito porque não tenho marshmallows brancos.


Ingredientes
  • 500 gr marshmallows
  • 3 clh sopa água
  • ~ 250 gr açucar pó
Preparação
Coloco os marshmallows numa terrina com a água e levo ao microondas durante 30 segundos, retiro e mexo bem.



Volto a colocá-los no microondas e volto a mexer até obter uma mistura homogénea e sem grumos ou pedaços de marshmallow.



De seguida deixo arrefecer ligeramente (ficam mesmo muito quentes) e vou juntando o açucar em pó, misturando bem, até obter uma massa moldável e elástica que possa ser trabalhada.


Como disse anteriormente os marshmllows que uso têm tons rosa e amarelos (ainda não encontrei brancos em lado nenhum, se alguém souber onde os há avise ;-)), pelo que a massa fondant que se obtem tem um tom rosado, no entanto com os corantes apropriados facilmente se obtem outras cores. Os que uso são próprios para fondant, muito concentrados sendo necessário apenas uma porção minima para corar um grande pedaço de fondant.

Comprei apenas as três cores básicas, amarelo, azul e vermelho, a partir das quais faço as outras. Quando preciso de castanho, o qual poderia também obter com os corantes, uso cacau em pó mas só porque dá um gostinho bom á massa.

Esta massa é comestivel, pois claro, mas altamente açucarada, eu pessoalmente não gosto de a comer, não que não seja saborosa, até o é, mas também é muito calórica :-P

Há quem faça o fondant numa bancada de trabalho, eu pessoalmente prefiro fazê-lo sempre dentro de um recipiente pois fica tudo muito mais limpo e no final é só colocar o recipiente em água durante uns minutos e facilmente fica limpo.


Para trabalhar a massa pôe-se sobre uma bancada enfarinhada ou sobre pelicula aderente, que é como uso, pois evito de gastar farinha e a massa descola muito melhor quando trabalhada sobre a pelicula. Estende-se com um rolo e pode cortar-se de qualquer forma que se queira. Depos podem fazer-se coisinhas como estas.


Caso não seja utilizada logo na altura pode guardar-se durante alguns meses enrolada em celofane dentro de uma caixa hermética em local fresco e seco. Quando se voltar a utilizar, caso a massa esteja muito rija coloca-se no microondas uns segundos até ficar maleável. A massa só deve ser corada na altura que for utilizada, pois as cores alteram-se com o tempo.

13 comentários:

Hazel Evangelista disse...

Estou praticamente a agarrar o queixo com uma mão e a escrever com a outra! Abismada!
Não fazia a menor ideia que se podia fazer isso. Mesmo...
Muito obrigada por partilhares :)))

Especialmente Gaspas disse...

Ah finalmente descobri como se faz essa massa... Que giro :))

Unknown disse...

Isso não se faz!!! É meio dia eu estou aqui esfomeada, ainda nem o pequeno almoço tomei em condições... e depois vejo estes bolos altamente deliciosos que eu adoooooro!!!
Vou te contar um segredo... uma vez parei numa pastelaria e comprei um bolo destes com 1.800kg levei-o para casa e devorei-o sozinha!! A Catarina ainda não era nem pensada e o meu marido detesta... HUMMMMM que delicia! Agora acho-os carissímos e contento-me com os da minha mãe que também não são nada maus mesmo!
Obrigado por partilhares, o meu aniversário está ai e a seguir o da Catarina, vou fazer umas quantas tentativas para ter a certeza que vão sair bem ehehhe

Bjnh

mmmim disse...

Belo tutorial!!

Estava aqui a dar umas olhadelas num site onde fui parar no decorrer de uma pesquisa. Se calhar já conheces.

anossavida.pt

parece interessante!

mary

mãe rã disse...

mmmim

sim, já conheço esse site, tenho o link aqui ao lado nas fontes interessantes ;)

Unknown disse...

Olá! vOU JÁ ESPREMENTAR ESSA RECEITA, E AQUI VAI UM SITE EM QUE PENSO QUE SEJA A SUA SOLUÇÃO PARA ARRANJAR CORANTES BRANCOS COMO QUER!
:)

http://www.cakeyparty.com/pt/proddetail.asp?prod=205.006
Esquero ter ajudado

Anónimo disse...

Quantos Kg de fondant é que isto prepara???

Anónimo disse...

vc pode ensinar a fazer bolsas de tecido com bonequinhas de tecido na frante?se conseguir me avisa

Anónimo disse...

Há marshmallows brancos na Loja Americana em Lisboa ao pé do El Corte Inglès

Anónimo disse...

Há marshmallows brancos na Loja Americana em Lisboa ao pé do El Corte Inglès

Bruno disse...

Minha duvida, depois de ter feito a massa e trabalhado em cima do bolo eu posso guardar na geladeira sem o medo de rececar em cima do bolo???

Carolina Ximenes disse...

Moça, você é uma GÊNIA!!! Eu sou um DESASTRE na cozinha, e tava achando as receitas de fondant muito difíceis para a minha péssima capacidade culinária.... Mas essa do marshmallow foi genial. Vou decorar o bolo de aniversário da minha melhor amiga com a sua receita. Sério, parabéns, facilitou muuuuuito a minha vida.

Letícia disse...

Estou parva , não sabia que era tão fácil , muito obrigada pela dica... vai dar imenso jeito! :D

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails