quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Cruz de Caravaca

Acho sempre muito estranho quando encontro talismãs e pendentes, principalmente porque pertenceram a outras pessoas.
Encontrei um crucifixo numa arrecadação da casa, achei o crucifixo estranho por ser duplo, ou seja, a cruz tem 4 braços, dois anjos a ladeá-la e uma caveira com ossos no fundo. No minimo achei macabro ou sinistro e tive até receio de guarda-la, mas o que é certo é que a coloquei no bolso e andei toda a tarde com ela. Quando finalmente fui procurar informações acerca do crucifixo, procurei por "crucifixo caravaca", porque é o que tem inscrito nela, fquei a saber que é muito mais comum do que pensava, algo reconhecido em todo o mundo, tanto pela igreja católica como por outras religiões ou credos.




Esta foi a versão de que mais gostei, de um comentário anónimo num blog:

"A Cruz de Caravaca é tambem a Cruz dos 4 Elementos, que atuam na natureza do Criador. Ela tambem é utilizada pelos magos na magia da Floresta. O Elemento fogo interpenetra os outros elementos (esta presente em todos e nele mesmo) a Cruz de Caravaca influencia para que a pessoa estabeleça o equilibíbrio entre o espirito e a matéria. Ela traz a Cura!!!"

Mas a história desta cruz é mais longa do que isto.

"A “Santíssima e Vera Cruz de Caravaca” é uma das mais importantes relíquias cristãs. Consiste num fragmento da madeirada cruz em que Cristo morreu. Esse fragmento encontra-se desde o século XIII na cidade de Caravaca, perto de Múrcia, em Espanha. O fragmento é conservado dentro de um relicário.O importante na relíquia não é o formato externo da Cruz, que constitui apenas o recipiente, mas o seu conteúdo, o Santo Lenho, que encerra em si todo o significado da mensagem e da acção terrena de Jesus Cristo.A Cruz de Caravaca tornou-se muito popular, por tradicionalmente se considerar que as orações rezadas e desde que acompanhadas com uma sua reprodução, concretizam qualquer pedido que seja feito."

fonte: http://www.anjodourado.pt/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage-ask.tpl&product_id=59&category_id=33&option=com_virtuemart&Itemid=82&vmcchk=1&Itemid=79

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails