sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Lenços dos namorados


Parabéns aos meus pais que completam hoje 38 anos de casados, parabéns por tantos anos de cumplicidade, por tantas conquistas feitas em conjunto e por terem criado uma família linda.
Este post hoje é para vocês :)
(mmmim mostra-lhe aí)

A minha mãe conta-me que há 38 anos atrás nem ouviam falar do dia dos namorados, não era algo que se falasse tanto como agora, não era um dia minimamente comercializável como hoje. Se na altura ela soubesse que o dia 14 era dia de S. Valentim, diz que se casaria então o dia 14 e não no dia 12. Fizeste muito bem mãe, assim tens 3 dias de comemoração, embora a festa nunca tenha parado desde o dia 12 de Fevereiro de 1972, e ainda bem.

Os meus pais nasceram e foram criados no Minho, a minha mãe adora costurar e bordar, aproveita qualquer restinho de tecido e encontra-lhe sempre destino, é por isto que muito me admiro de nunca ter visto lá por casa um Lenço dos Namorados. Será este ano que a minha mãe lhe oferece um?

Os Lenços dos Namorados, também chamados lenços marcados, bordados ou de amor, são uma tradição da região do Minho.
"Era costume ensinar às raparigas a arte de bordar para que mal entradas na adolescência começassem a preparar o enxoval. O lenço era bordado, então, nas longas noites de serão, nos momentos livres do dia ou aquando do apastoramento do gado, pela rapariga apaixonada que ia transpondo para o lenço os sentimentos que lhe iam na alma. A rapariga usá-lo-ia no domingo na trincha da saia ou no bolso do avental; mais tarde oferecê-lo-ia somente ao rapaz que amava como compromisso de amor, este passaria a usá-lo ao pescoço ou no bolso do casaco do fato domingueiro."
in http://lencosdenamorados.no.sapo.pt/

Sempre gostei muito destes lenços, com cores garridas e alegres, com uma escrita muito própria a comemorar o amor e que sempre me habituei a ler nas cartas do meu avô. Também os há só em vermelho ou em preto, mas eu pessoalmente gosto destes coloridos. Depois cada cor, cada desenho tem o seu simbolismo, tradicionalmente eram feitos por raparigas apaixonadas e oferecidos aos namorados mas hoje em dia já os há para qualquer membro da familia. Acho muito bem, pois o dia de S. Valentim já ultrapassou os namorados, cá em casa é dia de lembrar os pais, filhos, avós e amigos que os amamos e gostamos de estar com eles.

Este é um presente lido que pode ser oferecido a qualquer pessoa de qualquer idade ou género, pode ser usado de variadissimas formas para além de acessório de roupa, e o melhor, é que com temp, pod ser feito por nós, o que tem muito mais valor e fica bem baratinho.






Bom fim de semana e um dia de S. Valentim bem ao vosso gosto!
;)

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails