sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Inspiração para... a Árvore de Natal


Este fim-de-semana vou montar a árvore de Natal cá em casa, faço-o sempre no ultimo fim de semana de Novembro ou no primeiro de Dezembro. Este ano os girinos estão maiorzinhos e com certeza já vão querer ajudar, mais não seja a partir bolas e rasgar fitas :P
Mas seja a "estragar" ou não é sempre um momento divertido em familia, altura em que lhes podemos explicar o sentido de tudo isto que é o Natal. Também montamos o presépio com as figuras principais menos o menino Jesus que fica escondidinho á espera do seu dia para chegar.
A minha árvore costumava ser muito colorida e com decorações variadas, mas no ano passado cansei-me e decorei-a toda de dourado só com bolas, estrelas e fitas, este ano vai ser igual. Talvez para o próximo ano seja mais colorida, se me der na "real gana"...ainda há-de haver um ano em que a vou decorar só com bonecos, quando os "girinos" já se controlarem melhor e não os forem lá tirar.
A árvore de natal é um símbolo da vida, a árvore de natal é uma tradição muito mais antiga do que o Cristianismo e não é um costume exclusivo de nenhuma religião em particular. Na realidade nada tem a ver com o significado do Natal cristão e com o nascimento de Jesus. Muito antes da tradição de comemorar o Natal, os egípcios já levavam galhos de palmeiras para dentro de suas casas no dia mais curto do ano, em Dezembro, simbolizando o triunfo da vida sobre a morte.
Os romanos já enfeitavam as suas casas com pinheiros durante a Saturnália, um festival de inverno em homenagem a Saturno, o deus da agricultura. Nesta época, religiosos também enfeitavam árvores de carvalho com maçãs douradas para as festividades do Solstício de Inverno.
Algumas ideias para uma decoração...

...tradicional

...simples e "natura"
...em rosa
...em azul


...em vermelho

...em branco

...em dourado


...só com doces


...só com pinhas



...com frutos naturais



...com pais -natal


...só com pombas e muita paz

...com postais e imagens


...grande até ao tecto


ou pequenina.

Bom fim-de-semana :)

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails