Os meus pais chegaram do campo para ficar pela cidade mais uma temporada e como tal trouxeram os bicharocos que lá tinham, dois galos, bem depenados e embaladinhos, directamente do produtor.
Estes galos são de produção caseira e biológica, a alimentação foi completamente natural, à base de milho (também dada pelo meu girino, felizmente com os seus dois aninhos de vida ainda não se apercebe de como o mundo tem de ser cruel para continuar a rolar), uvas, e outros anelideos que porventura encontravam nos seus passeios ao ar livre debaixo do solinho para fazer saltar os piolhos...
Ao ver aquele galo enorme até tive pena de o cortar em bocados para fazê-lo em várias refeições como a minha mãe sugeriu, assim congelei-o inteiro e onte de tarde entretive-me a prepará-lo para um manjar de princepes.
Nem foi preciso o beijo de uma princesa, todos saimos da condição de sapos por momentos.
Este foi o resultado final, eu até gostei do recheio, apesar de simples ficou bem gostoso,
vou partilhar a receita, têm de me desculpar mas não sei as quantidades,
comigo é sempre tudo a olho e confiança na ceguinha...
Ingredientes:
- 1 galo do campo com 2,5kg
marinada -
- sal
- pimenta
- azeite
- vinho branco
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- louro
pré-cozedura (afinal de contas é do campo...tem de cozer bem) -
- água
- 1 caldo galinha
- sumo de 1 limão
recheio -
- água
- 2 carcaças
- 1/2 chouriço
- maçã picadinha
preparação:
coloquei o galo a marinar durante 24 horas com os ingredientes da marinada. No dia sguinte fiz uma pré-cozedura do galo numa panela em lume forte durante cerca de 30 minutos, enquanto preparava o recheio. Para o recheio desfiz as carcaças em pedacinhos numa caçarola com pouca água, o suficiente para embeber o pão, juntei o chouriço e a maçã picadinhos (pensei em juntar nóz, mas também se pode juntar castanhas, agora que se aproxima o S. Martinho...). Retirei as miudesas do galo (também se podem juntar ao recheio, mas eu pessoalmente não gosto). Recheei o galo com este preparado e com uma agulha e linha fechei-o, atei as patas ao rabo com outra linha e coloquei-o num tabuleiro para levar ao forno. Juntei-lhe alguma água da cozedura e o molho da marinada e lá foi ele, aquecer-se no forno durante cerca de 3 horas a 130 ºC, virei-o duas vezes e no final subi a temperatura do forno para tostar a carne.
e voilá
nham nham...
*acompanhei com arroz branco
1 comentário:
Ehehe!!
Se calhar vais gostar também de ver o novo filme "Julie and Julia" com a Meryl Streep, a estrear esta ou na próxima semana...
Enviar um comentário