segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A minha Branca de Neve

Não, não é a farinha, se bem que a intenção é colocar farinha na história e fermento e ovos...

Amanhã a minha princesa irá completar 3 aninhos de vida (sempre bem-dispostos) e cá em casa vai haver uma pequena festinha. Este ano fomos apanhados no meio de processos burocráticos e não deu para preparar a grande festa que tinha paneada há tanto tempo, enfim...fica para a próxima.

Mas como ia dizendo vamos fazer uma festinha e claro o bolito não podia faltar. Como há uns meses lhe cortei o cabelo curtinho e ela sempre foi branquinha de pele achei que está muito parecida com a branca de neve e vai daí procurei bolos nesse tema onde me inspirar.

E cá estão eles...







este último não é um bolo, é uma caixinha de musica mas eu achei-a maravilhosa :)

Receita da semana...Paté de Delicias do Mar


Considerei que era interessante partilhar umas quantas receitas, simples e comuns, que costumo pôr em pratica cá em casa, como não sao muitas lá terá de ser uma por semana :P

Resolvi começar pelas entradas, pois claro. Uma entrada muito simples mas igualmente saborosa que serve muita gente, um paté que deve ser servido bem fresquinho em bolachas salgadas ou tostas.


Paté de Delicias do Mar

Ingredientes:
  • 1/2 embalagem de delicias do mar
  • 3 ovos
  • 2 dentes de alho
  • Maionese q.b.

Confecção:

Cozem-se os ovos (bem cozidos) e deixam-se arrefecer. Depois cortam-se as delicias em bocadinhos pequeninos e colocam-se num recipiente. Picam-se os alhos muito bem e juntam-se aos ovos e às delicias. Por fim junta-se a maionese na quantidade que desejar, passa-se tudo pela varinha mágica (pouco tempo, apenas para triturar e misturar melhor) e está pronto.

Sugestão: conserve durante algum tempo no frigorífico pois fica mais fresco e melhor.

Bom Apetite!

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Inspiração para... a Árvore de Natal


Este fim-de-semana vou montar a árvore de Natal cá em casa, faço-o sempre no ultimo fim de semana de Novembro ou no primeiro de Dezembro. Este ano os girinos estão maiorzinhos e com certeza já vão querer ajudar, mais não seja a partir bolas e rasgar fitas :P
Mas seja a "estragar" ou não é sempre um momento divertido em familia, altura em que lhes podemos explicar o sentido de tudo isto que é o Natal. Também montamos o presépio com as figuras principais menos o menino Jesus que fica escondidinho á espera do seu dia para chegar.
A minha árvore costumava ser muito colorida e com decorações variadas, mas no ano passado cansei-me e decorei-a toda de dourado só com bolas, estrelas e fitas, este ano vai ser igual. Talvez para o próximo ano seja mais colorida, se me der na "real gana"...ainda há-de haver um ano em que a vou decorar só com bonecos, quando os "girinos" já se controlarem melhor e não os forem lá tirar.
A árvore de natal é um símbolo da vida, a árvore de natal é uma tradição muito mais antiga do que o Cristianismo e não é um costume exclusivo de nenhuma religião em particular. Na realidade nada tem a ver com o significado do Natal cristão e com o nascimento de Jesus. Muito antes da tradição de comemorar o Natal, os egípcios já levavam galhos de palmeiras para dentro de suas casas no dia mais curto do ano, em Dezembro, simbolizando o triunfo da vida sobre a morte.
Os romanos já enfeitavam as suas casas com pinheiros durante a Saturnália, um festival de inverno em homenagem a Saturno, o deus da agricultura. Nesta época, religiosos também enfeitavam árvores de carvalho com maçãs douradas para as festividades do Solstício de Inverno.
Algumas ideias para uma decoração...

...tradicional

...simples e "natura"
...em rosa
...em azul


...em vermelho

...em branco

...em dourado


...só com doces


...só com pinhas



...com frutos naturais



...com pais -natal


...só com pombas e muita paz

...com postais e imagens


...grande até ao tecto


ou pequenina.

Bom fim-de-semana :)

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Hoje vou ver...

"Julie & Julia"

Falaram-me deste filme e que deveria gostar porque relaciona a culinária com o mundo virtual/real dos blogs, dois assuntos com os quais gosto de me entreter diáriamente.

Ele já aí está nas salas de cinema e tendo em conta as actrizes principais penso que não me vou desiludir e gostar do filme.


"Antes de Ina, antes de Rachael, antes de Emeril, existia Julia, a mulher que mudou para sempre a maneira de cozinhar da América. Mas em 1948, Julia Child era somente uma mulher americana que vivia em França. O trabalho do seu marido levou-a a Paris, e com o seu espírito incansável, Julia tinha um enorme desejo de fazer algo. Quinze anos depois, Julie Powell está estagnada. Perto dos 30, a viver em Queens e a trabalhar num cúbiculo, enquanto as suas amigas alcançam carreiras de sucesso, Julie procura um projecto para focalizar as suas energias. Decide assim passar exactamente um ano a cozinhar as 524 receitas do livro de Julia Child's : Mastering the Art of French Cooking - e cria uma blog onde relata as suas experiências."

A tua casa vista por...

Ti...
Pelo Comprador...
Pelo banco...
Pelo Avaliador...
Pelas Finanças Portuguesas...

Enviaram-me já há bastante tempo um e-mail com este conteudo mas fui rebuscá-lo porque se aplica perfeitamente á fase que estou a passar, uma vez que estou a atravessar a burocracia de aquisição de casa nova.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Inspiração para... a sala de estar

Estas são imagens onde me inspiro para a minha futura sala de convivio/estar.
Gosto das salas em tons claros, neutros, gostei desta com grandes janetas até ao teto


gosto das salas com grande luminosidade e uns "pontinhos de natureza" aqui e ali...



mas na minha "futura casa nova" não terei janelas tão frondosas, apenas uma janela e uma varanda, as quais irei aproveitar ao máximo com certeza.

Um móvel rustico de TV, com ou sem ela, com alguma cestaria como arrumação e umas mesinhas de apoio doados pela mãe natureza... são um gosto.




Gosto dos sofás brancos, os que tenho são de pele castanho escuro, que também não ficam nada mal mas pretendo forrar um cadeirão com uma capa branca, ficará desta forma


E que tal aproveitar/reciclar gavetas e caixotes e fazer bonitas estantes? Achei esta ideia maravilhosa


Ou o velho baú abandonado lá no sótão para se tornar na mesa de centro...

Uma sala que inspira tranquilidade :)

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Rotina de limpeza

No que diz respeito ás limpezas, tenho de ser mesmo “empurrada” para a coisa e ter dias marcados para cada tarefa, caso contrário vira tudo um caos e depois não consigo entrar na ordem novamente.
Assim estabeleci um dia da semana para cada actividade, mais ou menos, o que ficar por acabar, acaba-se no dia seguinte ou no fim-de-semana, mas geralmente dou conta do recado. Assim as tarefas não se acumulam tanto. Faço um pouco do trabalho a cada dia e reservo o fim-de-semana para descansar e relaxar.
Esta é a minha agenda, mas claro que cada um terá a sua adaptada ao seu quotidiano.


Agenda rotina da semana

Segunda-feira: Mudar as roupas da cama, da cozinha e do banho. Limpar o pó dos móveis dos quartos. Lavar a roupa acumulada do fim-de-semana.
Terça-feira: Aspirar o chão dos quartos. Limpar o pó dos móveis da sala.
Quarta-feira: Passar a ferro a roupa lavada. Aspirar o chão da sala. Dia de mercado e legumes frescos, aproveitar para limpar o frigorifico.
Quinta-feira: Limpar as loiças dos WCs a fundo. Limpar vidros, espelhos e janelas.
Sexta-feira: Lavar a cozinha, limpar forno, fogão e microondas. Lavar o balde do lixo.


Agenda rotina diária: 15 minutos diários
  • Abrir as janelas pelo menos durante uma hora ao chegar a casa enquanto faço a rotina semanal.
  • Fazer o jantar e lavar a louça no final das refeições – 10 min
  • Preparar as refeições do dia seguinte para levar para o trabalho.
  • Passar um pano húmido nas loiças dos WCs no final do dia. Limpar a banheira no final do banho. – 5 min
  • Varrer as zonas de maior circulação, cozinha, sala, WCs no final do dia – 5 min
  • Vazar o lixo da cozinha e dos WCs

Depois há as limpezas mais profundas que se fazem uma vez a cada mês ou de 2 em 2. Mas para trabalho por agora já basta este.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Vacina contra a Gripe H1N1...sim ou não?

Quando me ligaram do centro de saúde a notificar para levar o meu filho com menos de 24 meses a levar a vacina da gripe A instalou-se a dúvida cá em casa.

Sim... porque ela anda aí e mais cêdo ou mais tarde a gripe "apanha-nos" ou ela a nós ou nós a ela.
Não... porque a vacina ainda é muito recente e não se conhecem os seus verdadeiros efeitos.

Bom... procurei saber mais sobre os seus efeitos pós-toma, encontrei informações e testemunhos de médicos que defendem a toma da vacina e cujos conhecimentos sao reconhecidos e credibilidade não é posta em causa , no entanto também encontrei informações opostas e documentos como este que nos levam a pensar muito mais do que um dia ou um fim de semana.... afinal é a saúde dos nossos filhos e famíliares que está posta em causa.
Que o vírus foi elaborado em laboratório já a gente desconfiava, mas o que é certo é que ele anda aí, seja ou não para enriquecer farmaceuticas e laboratórios, seja ou não para controle populacional, não valerá a pena prevenir?
E se "a emenda for pior que o soneto", e a vacina trouxer outros problemas que não existiriam se não fosse tomada?
Será o virus assim tão mortal, mais do que o virus da gripe sasonal ou outros tantos que por aí andam e dos quais ninguem fala por já terem passado de moda?
E a gripe das aves?, que é feito dela?, desapareceu simplesmente ou anda aí e ninguem se previne?, se não há vacina para essa porque é tão importante esta para a gripe A?

Ainda há muita falta de informação, pelo menos eu sinto-me muito pouco informada e com muitas questões, sem certezas.

O pai sapo não é a favor da vacina, e como cá em casa ainda ninguem a tomou, não vai ser o girino mais novinho o primeiro, penso que por enquanto não vai haver vacina para ninguém :P

Mas continuo com dúvidas...

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O Rei da Festa

e foi este o resultado final...


para fazer par a uma rainha meio doida nada melhor que um bolo doido também.
De profissionalismo não tem muito mas penso que no final o objectivo foi conseguido, ficou bonito, os convidados apreciaram, elogiaram e principalmente... gostaram.

O piso inferior era de chocolate com recheio de creme de chocolate e o piso de cima era bolo de noz com recheio de chocolate.

nham nham
para o ano há mais :P

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Vai haver bolo

mas é só amanhã.

Amanhã vai haver festinha cá no lago, a mãe rã faz mais um aninho.
Tenho andado a ver bolos onde me inspirar para fazer o meu.
Gosto destes


do estílo Mad Hatter, Whimsical ou Topsy Turvy, são os meus favoritos, uma delicia para os olhos...
vamos ver o que vai sair, depois mostro

terça-feira, 17 de novembro de 2009

AAAAHHHHH...estúpido!!



e foi esta a minha reacção quando o pai sapo me pregou um susto hoje


...é assim o casamento!

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Inspiração para... a entrada

Já ando a "namorar" algumas ideias para a decoração da casa lótus.
Depois de ver alguns estílos decorativos e de conhecer melhor a casa e o local onde se insere, conclui que o meu estílo é definitivamente o Rustico ou o Shabby chic, acolhedor, confortavel, cómodo, simples e muito aconchegante.

Identifiquei esta imagem com a casa lótus, por serem ambas amarelas e estarem inseridas em meio rural, gostei da ideia de ter umas trepadeiras na entrada principal.


Gosto das entradas com vasos pelas escadas

esta atraiu-me especialmente, com os regadores de latoaria e as rosas...lindo.

uma entrada simples, apenas um pequeno aparador com alguns objectos decorativos

objectos rusticos como potes em terracota e plantas...uma associação natural.
a cestaria com plantas ou como arrumação também não fica nada mal

um banquinho com almofadas fofas e confortáveis que nos recebem quando chegamos a casa, onde nos podemos sentar, fazer uma pausa, deixar o stress do dia guardado com os sapatos e receber a tranquilidade do lar com as pantufas,

gostei...muito acolhedor

apaixonei-me completamente por este adesivo/stencil como cabide...quero um assim definitivamente

adoro, adoro, adoro...

...e uma simples gaveta tornam-se num bonito chaveiro

uma entrada simples e acolhedora.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails