sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Dicas para compensar os excessos depois das festas

Para aqueles que abusaram nas festas e viram o peso aumentar, vão aqui algumas dicas úteis para diminuir a barriguinha
  • Estabeleça horários para a prática de exercícios físicos. A actividade física deve estar associada a exercícios aeróbios – para melhorar a circulação sanguínea e gastar calorias – e a exercícios localizados – para tonificar e fortalecer a região abdominal.
  • Evite os alimentos que podem fermentar no intestino. Entre eles, temos: refrigerantes, feijão, favas fritos, pão integral, alguns tipos de queijo, conservas de carne, produtos de charcutaria e salsicharia e outros.
  • Evite alimentos e refeições com muita gordura – uma elevada ingestão de gorduras dificulta o processo de digestão, tornando-a mais lenta e assim os alimentos gordos acabam por permanecer mais tempo no trato gastrointestinal, favorecendo o aumento de volume da barriga.
  • Evite o consumo excessivo de alimentos salgados, cereais enriquecidos, cereais secos, bolachas salgadas e do tipo crem-cracker, pipocas com sal, pickles e batatas fritas.
  • Alimentos ricos em fibras insolúveis associados a uma ingestão adequada de líquidos permitem que o intestino funcione de uma forma regular evitando que a barriga fique dilatada e dorida. São eles: o farelo de trigo não processado ou o farelo de aveia, cereais integrais, pão de mistura, legumes e vegetais, vagens, nozes, maçã, laranja e outras frutas.
  • Aumente a digestão de alimentos diuréticos: salsa, coentros, beringela e endívias, alho, noz-moscada, cebola, hortelã, limão abacaxi ou ananás, melancia, maracujá e diversos chás para o efeito, em especial chá de salsa, de dente-de-leão, de cavalinha e chá verde.
  • Beber bastante água para além de diminuir a acumulação de líquidos no organismo ajuda no bom funcionamento do intestino, mas evite os líquidos durante as refeições pois dilatam o estômago e favorecem um aumento do apetite.
  • Deve preparar refeições mais leves e de fácil digestão para a hora do jantar. Evite excesso de gorduras e de hidratos de carbono nesta refeição.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails