sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

A 1ª semana de escola

A minha pequena "girina" começou esta semana a escola.

Uma rotina completamente diferente daquela a que estava acostumada, acordar mais cedo, sair de casa e não ver a mãe e o irmão durante grande parte do dia, conhecer e conviver com outros meninos e outras pessoas, tudo situações das quais não tinha a minima experiência. Esteve sempre comigo em casa até agora aos 3 anos, só via outros meninos quando iamos por vezes ao parque brincar e nem teve um irmão mais velho que lhe mostrasse tudo isto como ela está a mostrar ao irmão, que quando entrar em Setembro deste ano já terá algum conhecimento do assunto. Mas o facto de não conhecer minimamente a situação não a fez retrair-se. Acorda sempre bem disposta e pronta a vestir-se para sair, gosta imenso da sua nova mochila da Ursa Teresa, a amiga do Noddy, e facilmente fica na escolinha sem mim.


Na 2ª feira, que foi o 1º dia, estiveram cá os meus pais para ficarem com o "girino" enquanto eu ficasse na escola com ela, mas nem foi necessário, voltei lá na hora de almoço, mas ela nem me viu. Em nenhum dos dias chamou por mim ou pelo irmão e anda toda brincalhona. Vamos ver como será quando ja não for tudo novidade.
Acho que se adaptou muito bem e todos os meninos a aceitaram bem e a ajudam muito nas tarefas, porque enquanto os outros já estão dentro da rotina para ela ainda é tudo novidade e ainda está a aprender as regras. Ela poderia ter entrado na escola em Setembro onde tinha vaga e que se localizava relactivamente próximo da outra casa, mas como foi exactamente em Setembro que se iniciou o processo da compra da casa, eu decidi verificar se havia vaga nesta nova escola e resolvi esperar até agora para ela entrar, assim não teve de adaptar-se a novos professores e colegas ou deixar outros por quem já poderia ter afecto.
A escola fica a cerca de 1 Km de casa, acordamos os 3 por volta das 7h45, mas já vi que sobra tempo que os deixa ansiosos enquanto não abro a porta da rua, vou ter de entretê-los ou acordar mais tade, claro que prefiro a 2ª opção mas parece-me que eles preferem a 1ª pois acordam sempre na hora certa. Fazemos a rotina matinal, tomamos o pequeno almoço e vamos o 3 até ao Jardim Infantil dos C., a "girina" começa logo a entreter-se com os coleguinhas e o "girino" também já corre por lá como se lá andasse, os coleguinhas da "girina" já nos conhecem aos 2 e quando chegamos já avisam a auxiliar. Apesar do "girino" gostar da escola e de todo aquele ambiente ainda não fez birras para vir embora para casa comigo.

Esta semana começou logo com ginástica na 2ª feira, brincaram com bolas, ela chegou a casa divertidissima, também houve uma coleguinha que fez anos e então trouxe um saquinho de doces de lembrancinha. Quem adorou a lembrancinha foi o "girino" que não parava de pedir o "doate bom" (chocolate bom). Como se não bastassem as surpresas e novidades para ela, 3ª feira voltou a haver festinha e trouxe mais um saquinho de doces, na 4ª feira o "girino" já me pedia a "penda menino" (prenda do menino), como se fosse uma rotina do dia ela trazer docinhos da escola.


Fizeram pinturas e colagens de um palhaço, talvez o resto do trabalho que não conseguiram acabar antes do carnaval, ela andou no escorrega e o coleguinha H. que já é mais crescido ajudou-a acompanhando-a pela mão durante a escorregadela. Ela vinha no carro toda contente a contar o sucedido deve ter sido a perte preferida do dia dela que tanto gosta de brincar na rua. A professora contou que quando chegam sntam-se no tapete a dar os bons-dias e a falar um pouco mas que isso não e para ela que salta logo do chão e vai para a casa de bonecas :P Ainda está a aperceber-se que existem regras e normas, mas com o tempo há-de ser com certeza uma aluna exemplar :)
A auxiliar F. diz que ela come muito bem, pois não...eu até tinha de lhe dizer não muitas vezes porque ela é uma comilona.
Na 5ª feira chuvia a potes quando saimos de casa e até tive alguma dificuldade em colocá-los aos dois no carro para levar a "girina" á escola, a chuva parou e o vento abrandou um pouco depois de ter posto as malas, os casacos e de ter arrumado o guarda-chuva no carro pois não servia de nada estar aberto, assim quando fui colocá-los no carro tive alguma ajuda do S. Pedro que lá se lembrou de esperar um pouquinho até vazar o pote seguinte. De tarde ela teve um indicio de febre, 37,4 ºC, não é muito alta mas decidi dar-lhe paracetamol não fosse a coisa piorar, até porque ela tava com diarreia, mas andou sempre bem disposta e brincalhona.
Hoje já teve um passeio, uma saida da escola ao museu do neo-realismo aqui do concelho, foram ter um workshop de cerca de 2 horas -"Descobre o par".

Começa agora o seu "trabalho" durante os próximos 20 anos mais coisa menos coisa.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails