quarta-feira, 7 de abril de 2010

Poda de sebes

Na segunda feira comecei a podar a sebe que segue o caminho do jardim até á horta cá da casa.
Já estava a ficar muito ramificada e a perder a forma de trapézio que tem, assim antes que ficasse imperceptivel peguei na tesoura e comecei a cortar. Depois de cortar toda a parte lateral que dá para o caminho lá me lembrei de vir pesquisar um pouco na net acerca do assunto, porque é coisa que nunca fiz.


As podas para obter uma sebe regular deverão ser feitas em Março e Junho, até que não está muito fora da época e a sebe até ficou bem certinha, acho que ninguém se vai chatear comigo cá em casa :-)

Isto de cortar com uma tesoura é que não dá com nada, é uma trabalheira que demora muito tempo, não é que tenha prazos a cumprir, lá me vou entretendo, eu até tenho dois apara-sebes electricos, mas são electricos e a electricidade paga-se bem hoje em dia, assim lá me vou entretendo com a tesoura :/

A parte lateral até se fez bem, mas a parte de cima é uma chatice porque não me dá jeito nenhum, acho que vou guardar a parte de cima para o apara-sebes electrico.


A sebe cá de casa é de buxo, tal como esta da imagem abaixo, acho que no fim vou passar o apara-sebes para que fique como a da imagem, parece quase uma parede de tão lisa que está.

imagem: http://efajardinagemtarouca.blogspot.com/


A sebe é um elemento essencial no jardim porque faz oficio de vedação na propriedade, protege do vento, é um elemento de separação ou de decoração. Para lhe dar uma boa aparência e desenvolver uma vegetação ramificada, é necessário poda-la regularmente.

A plantação

Método :
  • Abrir um sulco adaptado ao tamanho das raízes.
  • Pôr adubo no fundo e cobrir com uma fina camada de terra
  • Retirar o pé do vaso e coloque a planta direita no buraco
  • Recobrir com terra fina misturada com terriço
  • Calcar e regar
As regras da boa vizinhança :

Atenção às distancias regulamentares. A legislação (conforme os países) obriga-o a plantar a sua sebe a :
50 cm da vedação ou no limite da sua propriedade se a sebe não excede 2 m de altura.
No mínimo a 2 metros do limite quando se trata de sebes altas.

A Poda
Tem como objectivo de densificar a ramagem criando novos rebentos.
  • Sebes jovens : a poda não deve ser muito radical. Cortar só os rebentos. Quando a sebe atingiu a altura desejada, corte completamente os novos rebentos.
  • Sebes com muita ramagem : corte de maneira radical (baixar um ou 2 terços da altura da sebe segundo o estado de « saúde » da sebe) : poderá ser cortada até 20 cm do solo no caso de sebes com folhas caducas.
Quando cortar as sebes ?
  • Pelo menos uma vez por ano em Setembro para os cortes radicais.
  • Em Março e em Junho para obter uma sebe regular.
Dar a forma
  • Comece por cima
  • Visualize o centro com um fio-de-prumo suspenso a um cordel e trabalhe só de um lado.
  • Reproduza o mesmo modelo no outro lado
A forma em trapézio é uma das formas mais correntes. O facto de dar luz e ar à sebe, evita que fique amarelo na parte mais baixa. A regra de base para esta forma sendo : 10 cm de inclinação por 1 m de altura.

A poda das sebes no verão

A sebe constitui um muro de verdura que permite preservar o jardim e a casa dos curiosos. Composta geralmente por um tipo de arbustos, necessita uma ou varias podas anuais – segundo o tipo de sebe plantada – para conservar um aspecto regular.

Recordamos que só uns quinze arbustos ou árvores com bastante ramagem podem ser utilizados para constituir uma sebe. Os arbustos mais regularmente plantados são o teixo, o tuia, o cipreste. Também é utilizado o loureiro, o ligustro, a alfena. O buxo também pode ser plantado como sebe baixa mas o seu crescimento é muito lento.
Cortar imperativamente no mês de Julho – Agosto :
  • O azevinho (só um corte anual)
  • Os ciprestes (eventualmente com um corte em Abril - Maio)
  • A murta
Se não o fez em Junho, corte uma vez por ano os ciprestes, os tuias, os ligustros, as alfenas e os teixos. Estes últimos podem ser cortados 2 vezes por ano (em Maio e em Agosto -Setembro)

fonte: http://www.outils-wolf.pt/conselhos-para-as-sebes,47001,pt.html

3 comentários:

Especialmente Gaspas disse...

Parabens a sebe assim, vista ao longe está muito bonita e certinha.

É de buxus? Espectáculo!!! O buxus demora imenso a crescer, não notas isso na sebe?

mãe rã disse...

Comprei a casa há dois meses, ainda não deu para me aperceber do seu crescimento, mas sei que demora imenso tempo, esta já cá está de origem na casa, ou seja há 17 anos, felizmente não tive de semeá-la, senão não veria resultados tão cêdo.

Especialmente Gaspas disse...

Só por isso já valeu comprares a casa :)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails