quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

O que deve saber antes de comprar casa nova

Quando decidir adquirir casa não se fixe somente nos atributos da habitação propriamente dita, mas também na sua envolvente e vizinhança próxima.

Aspectos a ter em especial atenção:

Infra-estruturas;

Verifique se o local é abastecido pelas principais infra-estruturas tais como electricidade, abastecimento público de água, escoamento de esgotos domésticos e pluviais (chuva) separados, linhas de telefone e acessibilidade de TV

Ordenação urbanistica;

Antes de comprar casa verifique se o edificio está inconvenientemente localizado, nomeadamente junto a leitos de rio e zonas de linhas de águas (podem estar sujeitos a inundações), nas encostas ou declives instáveis (em caso de derrocada ou escorregamento provocam danos irreversíveis).
Quando as distâncias entre fachadas opostas dos edificios é inferior á sua altura ou quando as janelas do edificio estão localizadas predominantemente no quadrante Norte a exposição solar é diminuta,nomeadamente no Inverno, pelo que estas situações deverão ser evitadas.
Uma vista agradável – mar, espaços verdes e paisagens natural e urbana interessantes -, proporcionará decerto um conforto visual muito apreciado, assim como uma valorização da casa que pretende adquirir.
Locais com uma densidade populacional elevada – superior a 200 habitantes/km2 – quando não rodeados de espaços verdes ou zonas suficientemente amplas, provocam, normalmente, disturbios nefastos aos moradores.
Verifique se o edificio possui licença de habitabilidade (licença de utilização para habitação).

Acessos viários;

Um local com bons acessos é um elemento que valoriza o imóvel assim como propicia grande conforto aos moradores.
Saiba quais os acessos aos principais eixos viários do local tal como auto-estrada, itinerários principais, vias rápidas, estradas nacionais, etc. Afira ainda se o arruamento de acesso á habitação permite a passagem adequada de viaturas e peões, isto é, tenha uma largura superior a 5,50m e 1,00m de passeio.

Transportes colectivos;

Um local bem servido de transportes colectivos é aquele em que a paragem de uma carreira regular não se encontra a uma distância superior a 500m.
Nas zonas urbanas verifique como está servido dos principais transportes colectivos, e quais os percursos que terá que realizar no quotidiano da sua família.

Lugares de estacionamento públicos;

Em meio urbano com o uso do automóvel a garantia de parqueamento público tornou-se um factor de grande conforto, nomeadamente, quando o edificio onde pretende adquirir casa não possui estacionamento privativo.
Verifique se no local é fácil encontrar espaço para parquear o carro.
Se utilizar um veiculo de duas rodas verifique se dispõe de um local para o guardar.

Proximidade de escolas, comércio, jardins, etc;

A proximidade da habitação aos principais atractivos da vivência diária é um factor importante a analisar quando adquirir nova habitação.
Uma casa bem localizada deve ter na sua proximidade infantário e ensino primário, comércio local diversificado, posto de correio ou marco de correio, espaços verdes (em meio urbano) e jogos para crianças.
Deverá também ter em conta a distância a que se encontram o centro de saúde, a farmácia, a escola preparatória e secundária ou outros locais importântes para o seu quotidiano.

Poluição sonora;

Informe-se se existem fontes de ruído na envolvente e no local que possam ser incomodativas para o seu bem-estar, tanto durante o dia como á noite.

Recolha de lixo;

A recolha de lixo é sintoma de evolução da zona, pelo que deverá aferir se este serviço é assegurado diáriamente e verificar a limpeza dos locais de recolha.

Espaços verdes

A proximidade e possibilidade de utilização de um parque urbano, um jardim, espaço verde ou de uma praceta ajardinada é determinante para a nossa qualidade de vida.
Os espaços exteriores cumprem funções e objectivos vários, dos quais se destacam os de ordem social, recreativa e de convivio, desportiva, de equilibrio psicofisiológico dos habitantes, de purificação do ar.

Segurança

Informe-se sobre o grau dee segurança no local e procure saber onde se encontram as entidades policiais assim como o quartel de bombeiros mais próximo.

Paisagem

Verifique na Câmara Municipal e no Plano Director Municipal (PDM) o que vai ou pode ser construido na envolvente da sua casa. Verifique-o num raio considerável, para poder perceber a evolução do local. Só assim estará seguro de que as vistas e paisagem de que desfruta hoje não irão desaparecer amanhã.

Jardins e espaços verdes na habitação

Se vai arrendar ou comprar uma casa com jardim, individualizada ou inserida num condominio com espaços ajardinados, questione e tente conhecer o seu desenho, caso ainda não esteja executado.
Compreenda como vai crescer e evoluir o espaço, o jardim e sobretudo a vegetação quando o jardim ficar adulto.
A vegetação deve ser perene e bem adaptada ao clima da zona.
O jardim deve ser projectado por forma a que seja fácil conservá-lo, limpá-lo e conduzi-lo.
Não esqueça que os custos de manutenção são muito importantes nos dias de hoje. Aquando da escolha da sua casa consulte o projecto de arranjos exteriores ou de arquitectura paisagista e analise o projecto e os seus consumos energéticos (água, mão-de-obra, adubos, etc.).
Informe-se sobre os planos de manutenção e os seus custos ao longo do tempo.
Tome atenção para não cair na dependância de manutenções, consumos e custos exagerados.

Condominios

Para além das questões anteriores, os jardins de condominio privado deverão ser dimensionados e projectados para poderem suportar a utilização simultanea por, pelo menos, 30% dos habitantes do edificio.
Assim, questione o numero de habitantes e veja se as áreas de jardim utilizáveis (e não de enquadramento) – piscinas, campo de jogos – podem suportar a sua utilização sem se degradar. Informe-se sobre o seu impacto nos custos de condominio.

Piscinas

Veja o grau de insolação, a sua exposição e orientação, bem como se o solário estará bem dimensionado para o numero de utentes previsto.
Não se esqueça de que as piscinas das crianças necessitam de tratamento diferenciadoe separado nomeadamente quanto á filtragem e tratamento da água.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails