segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Receita da semana...Perú Recheado com Castanhas

Agora que estamos próximos da consoada vou contribuir aqui com uma receita de perú recheado que faço naqueles natais em que somos muitos à mesa, caso contrário fico logo com almoço para o dia de Natal.



Ingredientes:
- 1 peru com cerca de 4 kg
- 500 g de carne de porco
- 250 g de miúdos do peru ou galinha
- 100 g de toucinho
- 350 g de castanhas
- 2 cebolas
- 1 limão
- 1 laranja
- 1 pau de canela
- 2 folhas de louro
- 1 raminho de tomilho
- 1 dl de vinho do Porto
- 2 ovos
- 1 colher de chá de ervas aromáticas
- 50 g de manteiga
- 1 dl de azeite
- água, sal e pimenta q.b.

Preparação:
Arranje o peru, lave-o e demolhe-o em água e sal grosso. Junte uma cebola, o limão, a laranja, tudo em pedaços, o pau de canela, o louro e o raminho de tomilho. Deixe marinar durante 24 horas. Retire o peru da marinada e deixe-o escorrer bem. Coza as castanhas. Coza os miudos durante 5 minutos. Pique os miudos, o toucinho e a carne de porco. Misture estes ingredientes e junte-lhes o vinho do Porto, os ovos e as ervas aromáticas picadas e tempere com sal e pimenta. Pique uma cebola e refogue-a na manteiga, juntando-a de seguida ao recheio. Junte as castanhas cozidas e envolva tudo muito bem. Recheie o peru com este preparado e cosa-o com fio. Aproveite os elementos sólidos da marinada e coloque-os num tabuleiro e ponha o perú por cima. Regue com o azeite e leve ao forno durante 30 minutos, à temperatura de 200º C. Reduza a temperatura para 170º C e deixe assar por mais 3 horas. Regue de vez em quando com o próprio molho e se necessário acrescente um pouco de água.



Bom Apetite

2 comentários:

Rose Oliveira disse...

Amiga, que delícia, rss...este ano vou viajar e passar o natal com a sogra, ela é uma cozinheira de mão cheia, então já tô me preparando para ganhar uns quilinhos extras, hehehe.
Vim desejar antecipadamente um natal alegre, cheio de paz e amor e um 2010 repleto de saúde, alegrias, conquistas e paz,
beijinhos :)

mãe rã disse...

Rose
obrigada pelo carinho, retribuo os desejos, que passe uma consoada cheia de bons momentos junto daqueles que mais ama.
Um Bom Natal e um ano novo cheio de coisas boas.
:-)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails