sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Ontem fui ver...

O filme "Avatar" em 3D.

"No lugar onde vida e morte se fundem; onde a Terra deixou raízes e granjeou sementes; onde a magia dita a realidade; onde a matéria se prolonga no plano espiritual; onde o equilíbrio nasce da instabilidade dos quatro elementos da Natureza; onde criaturas fabulosas, espécies híbridas e seres humanos se digladiam pelo domínio supremo; onde um Avatar fará a diferença… O universo conhecerá o seu fatal destino."


Logo nas primeiras cenas nos apercebemos que o filme está muito perfeito, a parte digital funde-se completamente com as cenas reais, não se reconhecendo falhas, "pequenos pormaiores" como os cabelos, as folhas das arvores agitando-se ao vento, os pequenos sons da floresta, a interacção entre personagens reais e virtuais e o reconhecimento facial dos actores nos personagens virtuais...perfeito.

Gostei muito do argumento, "por detrás de todas as cenas de acção, aventura e guerra, apesar dos efeitos especiais e aparato tecnológico, «Avatar» conta uma "emotiva história de amor".

A meio do filme senti pena de não existir aquele mundo, Pandora, onde a mãe ainda é a Natureza e as especies nele existente ainda se respeitam e vivem em equilibrio natural, onde existe respeito pelo ambiente e pelo que a natureza nos dá.

Adorei simplesmente a ideia da fusão entre todos os seres da floresta através de uma comunicação sináptica, simplesmente fantástico.

No filme esta capacidade entre todos os seres vivos da floresta é um tema de estudo de uma equipa de biologos e cientistas que procuram saber mais e para isso tentam integrar-se no seio da comunidade Omaticaya para conhecer os seus costumes e saber mais sobre essa ligação tão forte à natureza. Para isso e uma vez que o ar de Pandora é tóxico para os humanos usam Avatares, seres hibridos criados de uma mistura de DNA humano e DNA Na´vi, os nativos de Pandora, e que são "conduzidos" pelos humanos. Por outro lado existe no mesmo projecto uma equipa de militares que pretende obter unobtanium, um minério valioso que poderá resolver os problemas energéticos terrestres, o qual tem a sua principal fonte em baixo da grande árvore (mais de 150m de altura e 30m de diametro) onde habita essa comunidade. claro está que os militares não pretendem abrir mão dos seus objectivos em prol de uma floresta, é aqui que começa a acção do filme com uma batalha entre a espécie humana e os nativos de Pandora que procuram salvar o seu planeta.

James Cameron sublinhou que " há referências indirectas à guerra no Vietname, aos atentados de 11 de Setembro, à forma como tratamos o ambiente, o sentimento de pertença a uma comunidade".

Um filme que sem dúvida devem ver.

Bom fim-de-semana!

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails