terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Programas gratuitos para este Natal.

Nestas férias de Natal há muito mais para ver (e fazer) para além das iluminações de Natal.


Já desde os tempos de escola que sou uma adepta das actividades culturais gratuitas, sejam anteestreias, concertos, teatro...desde que os meus “girinos” nasceram que deixei de participar nos passatempos que me possibilitavam usufruir dessas actividades gratuitamente, mas eles continuam aí e por isso vou anunciar alguns na área de Lisboa.

Fundação Caloust Gulbenkian
Em Lisboa a Fundação Gulbenkian tem vários eventos para oferecer durante esta época.
Entre outras, a exposição do dinamarquês Jesper Just, de 9/10/2009 a 17/01/2010, entre as 10h00 e as 18h00, de Terça a Domingo.
Entrada Livre.
Local: Centro de Arte Moderna, Sala de Exposições Temporárias
A anteestreia do filme “Mar Português”, dia 16 de Dezembro, às 21h30 no Auditório 2 com intervenções de Mário Soares, Emílio Rui Vilar, Jorge Wemans e Francisco Manso, realização de Francisco Manso, guião de Álvaro Garrido.
Entrada gratuita
Há ainda a Festa dos Livros Gulbenkian 2009 onde serão também apresentadas nove publicações produzidas durante este ano, sempre as 18h na Loja do Museu Calouste Gulbenkian de 26 de Novembro a 23 de Dezembro
Mais info.



Cinemateca Portuguesa
A Cinamateca Portuguesa em conjunto com a Fundação Caloust Gulbenkian está a apresentar um ciclo de cinema intitulado “Cinema & Ambiente”.
As sessões do ciclo Cinema & Ambiente são todas de entrada livre e realizam-se mensalmente na Cinemateca.
Mais info.


Bibliotecas Municipais de Lisboa
”A Rede Municipal de Bibliotecas de Lisboa organiza, durante o mês de Dezembro, um conjunto de actividades especialmente concebido para assinalar o Natal.Todas as actividades são gratuitas necessitando, apenas, de marcação prévia junto dos serviços de cada biblioteca.”
Mais info.

Para além destas actividades as bibliotecas propoêm continuamente um conjunto de actividades, procure saber quais na sua área de residência.

Natal em Lisboa com concertos em igrejas.
A Câmara Municipal de Lisboa apresenta, entre 6 e 20 Dezembro, em diversas igrejas da capital, um ciclo de concertos de Natal que vão desde o canto gregoriano à música sacra renascentista.
“A iniciativa, além de divulgar o património artístico das igrejas lisboetas, proporciona espectáculos com entrada livre.”
Mais info.


Natal no Chiado
"Natal no Chiado" é uma iniciativa da Associação de Valorização do Chiado que visa atrair a população a esta zona da cidade nesta quadra festiva. O programa prevê o alargamento dos horários, a abertura de muitos restaurantes aos domingos e exposições de arte no espaço público."
Mais info.

Quinta Pedagógica dos Olivais
“Venha passear à Quinta e repare no abeto da Noruega já decorado com estrelas, anjos, sinos e bolas de barro, feitos aqui, e o nosso Presépio, a marcar presença no alpendre junto às cozinhas.
E esteja atento à nossa programação para Dezembro
. Vamos ter ateliers de Natal e, uma Caça ao Tesouro, com um presente de Natal para a família vencedora em cada sábado.”
A Quinta Pedagogica dos Olivais é de entrada gratuita e tem ao longo do ano diversos programas para famílias.
Outubro a Abril
3ª a 6ª feira – 9h00 / 17h30
Sáb. Dom e Fer – 10h00 / 17h30
2ª Feira – Encerrada ao público
Mais info.

Pão de Todos. Para Todos 2009
“A Associação CAIS organiza este ano a 6ª edição de "Pão de Todos. Para Todos 2009" com o objectivo de consciencializar os cidadãos para as desigualdades sociais. Uma equipa que une as melhores empresas do sector da panificação e cerca de 300 voluntários garantem a produção diária de 10 mil pães que serão oferecidos a todos os que visitem o espaço. O programa cultural inclui nomes como Mafalda Arnauth, Toy, Nuno Costa Jazz Trio, Oioai, DJ Glue & Bob The Rage Sense, Arsha, Farra Fanfarra, entre muitos outros. No último dia realiza-se uma Marcha pela Erradicação da Pobreza e Exclusão Social com concentração às 19h30 no Largo de Camões.”
De 11 a 17 Dezembro, das 14h00 às 22h00 na Praça do Martim Moniz
Mais info.


Feira de Alfarrabistas e Coleccionismo
Quem se interessa por velharias e coleccionismo tem na Feira de Alfarrabistas e Coleccionismo a oportunidade de adquirir peças raras e outras curiosidades. Mesmo que não se compre nada é uma oportunidade de se verem livros raros e outras peças interessantes.
Sabados das 09h00 às 18h00 no Chiado (Rua da Anchieta)
Mais info.


(Ocorrem frequentemente e com regularidade muitas outras feiras em Lisboa, destaquei esta por ser um tipo de feira que sempre gostei.)


Pavilhão do Conhecimento

”A partir de Novembro, o Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva dá início ao ciclo de colóquios Expedições Extremas, que tem por base a exposição interactiva EXTREMOS Viver no Limite. Os colóquios têm lugar uma vez por mês, aos sábados, a partir das 16h30, no auditório do Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva. A entrada é gratuita.”
Mais info.



Museus e Palácios
Os museus e palácios dependentes do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) têm entrada livre aos Domingos e Feriados até às 14h00, e para crianças até aos 14 anos. Nesta época de Natal muitos têm actividades para os mais novos e para famílias
Mais info.


Natal Verde
“Natal Verde é uma iniciativa da Escola de Jardinagem da Câmara Municipal de Lisboa, que propôs um desafio às Escolas Públicas e Privadas, Jardins de Infância e Escolas do 1º ciclo de Lisboa, a construção de árvores de natal e presépios com material reciclado e elementos naturais. Esta actividade pretende incutir nos mais pequenos o hábito da reutilização com criatividade, não só dos desperdícios domésticos, como também de alguns produtos que a natureza nos proporciona. Esta exposição para além de dar a conhecer os resultados da iniciativa permite a quem a visitar levar algumas ideias para criar elementos de decoração natalícia de forma ecológica e económica.”
Até 22 de Dezembro, das 09h00 às 17h30, na Escola de Jardinagem
Mais info.

Meditação dos Dois Corações
“O Espaço NewLife convida, todos os interessados, a juntarem-se a nós todas as quartas-feiras, pelas 18,30 e participarem na Meditação dos Dois Corações.Esta Meditação foi desenvolvida por Mestre Choa Kok Sui, o Grão Mestre da Cura Prânica, e visa a união dos chakras do coração e da coroa. Esta meditação leva-nos a centrar os nossos pensamentos e as nossas acções em energias de amor, de perdão, de tolerância, de aceitação de nós mesmos e de todos com quem interagimos.A prática regular desta meditação permite melhorar a nossa saúde física, emocional, mental e espiritual”

De 08 de Dezembro a 15 de Junho de 2010
Mais info.

A Fnac também tem uma programação bastante preenchida distribuida pelas suas diferentes lojas e que pode consultar aqui .


Óbidos Vila Natal
”Se procura algo verdadeiramente diferente não deve perder, até ao dia 6 de Janeiro, o Óbidos Vila Natal, um cenário de fantasia ao ar livre, com gelo e neve, onde duendes, renas, bonecos de neve, pinguins e, claro está, o Pai Natal irão divertir e animar toda a família com actividades que decorrem em toda a vila e na zona do Castelo.”
A entrada é gratuita para crianças até aos 5 anos.
Mais info.



Pode consultar muitos outros eventos culturais gratuitos aqui .

Esteja atento e divirta-se!

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails