terça-feira, 22 de dezembro de 2009

O que deve saber antes de comprar casa usada

A compra de casa usada exige uma atenção redobrada para não ser confrontado num futuro próximo com defeitos ocultos e situações desagradáveis, que lhe podem causar grandes prejuízos.



É necessário que preste atenção aos seguintes aspectos:

Zonas comuns do edificio

Revestimento da fachada - verifique o estado do edificio
Impermeabilização da cobertura – se adquiris uma casa no último piso inspeccione a cobertura do edificio

Elevadores

Video porteiro/campainha de entrada – teste o funcionamento da campainha exterior, o custo de reparação destes equipamentos é geralmente elevado.

Revestimento da entrada e das escadas – o estado de conservação desta zona indica, normalmente, a qualidade do edificio.

Habitação propriamente dita

Porta de entrada da casa – é imprescindivel que a porta de entrada seja reforçada ou blindada
Áreas, disposições dos diversos compartimentos e insolação solar.

Revestimento de tectos e paredes – verifique o estado de pintura dos tectos e paredes, assim como a existência de eventuais fissuras que o podem obrigar a uma nova pintura.

Pavimentos

Caixilharia (janela)
Infiltrações/humidade – observe atentamente na envolvente das janelas, junto á caixa do estore, na intersecção do piso sa varanda (quando existe) e o pavimento contiguo e constatará a existencia ou não de sinais de humidade ou entrada de águas. A existência de sinais de humidade é constatável a olho nu, por meio de eflorescências, paredes negras que possam existir nos revestimentos.

Instalações de águas e esgotos – para um bom conforto é imprescindivel que exista uma boa pressão de água. Para testa-lo abra totalmente a torneira.

Potência electrica

Loiças sanitárias – verifique o escoamento das banheiras e o funcionamento do autoclismo.

Instalação de gás – verifique se a alimentação de gás se faz por meio de botijas ou gás canalizado.

Extração das cozinhas e instalações sanitárias – teste a extração da cozinha, nomeadamente com um fósforo ou isqueiro, se a chama indicar o sentido ascendente é porque a extração é adequada, o mesmo teste pode ser realizado nas instalações sanitárias.

Estores – proceda ao funcionamento de todos os estores (quando existem) e verifique o estado e a qualidade da fita, uma fita de qualidade deverá estar reforçada nas faces opostas.

Funcionamento das portas – inspeccione a abertura e o fecho das portas, rodando as fechaduras nomeadamente, em estado aberto e fechado.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails