segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Começaram as mudanças!!

Mas que porcaria de altura esta para se arranjar uma mudança de casa, hem?!?
Cá me tento encontrar a mim mesma entre visitas surpresa de Natal, caixotes espalhados pela casa e falta de copos e pratos a que a época festiva e o “bem-receber” obrigam.
Mudar de casa pode ser um drama. Primeiro é preciso encontrar uma casa nova que realmente lhe convenha e preencha todos os seus requisitos. Quando se encontra a casa dos sonhos, segue-se todo um processo burocrático de levar à exaustão. Quando finalmente se consegue assinar o contracto e se marca a data da mudança, parece que todo o stress acabou...mas não, agora vem o derradeiro drama – A Mudança!
Vou partilhar algumas dicas que encontrei e que poderão ajudar a tornar a mudança menos stressante.

Antes da Mudança
Decida se vai fazer você próprio as mudanças, alugando ou pedindo emprestado um transporte para o efeito ou se vai optar por um serviço de uma transportadora especializada. Ambos têm as suas vantagens.
Se optar por uma transportadora,
  • verifique se eles transportam coisas frágeis, como louças,
  • confirme se a transportadora oferece seguro dos bens durante a prestação dos serviços,
  • evite que a transportadora carregue remédios, produtos inflamáveis e alimentos perecíveis. Na impossibilidade, deixe-os bem vedados,
  • não deixe que a transportadora carregue jóias e documentos.

Assim que tiver uma data marcada para a mudança, comece os preparativos e organize a agenda.

Avise o condominio e os visinhos mais próximos, tanto de origem como de destino, da data pretendida para a sua mudança e reserve espaço para estacionar o camião. Comece a reunir o material necessário para empacotar: caixas, sacos de plástico, fita adesiva grossa para fechar as caixas, marcadores e etiquetas para as identificar, jornais velhos e plásticos para embrulhar os objectos mais frágeis.
Pelo menos uma semana antes

  • comece a alterar a morada de todos os seus documentos e em todas as entidades oficiais – finanças, bancos, seguros, centro de saúde, carta de condução, bilhete de identidade, segurança social....
  • ligue para as companhias das telecomunicações – telefone, internet, televisão por cabo – luz e gás e peça a transferência dos serviços,
  • se optou por ser você mesmo a fazer a mudança, contacte quem lhe empreste um transporte para o efeito, se optou por contractar uma empresa de mudanças, ligue a confirmar a data e hora, aproveitando para acertar qualquer detalhe,
  • contacte os seus amigos e parentes a pedir ajuda, dando-lhes indicações do dia e hora da mudança e claro, prometendo-lhes um almoço posterior,

A (des)Arrumação
Separe o que você não utiliza mais, que pode ser doado e não será levado na mudança. Coloque de lado tudo aquilo que irá precisar até ao ultimo momento ou não convém empacotar – roupa, lençois, toalhas, alimentação, comida dos animais, plantas, medicamentos, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, documentos importantes, joias...
Comece a empacotar.

  • empacote primeiro os pertences que não utilizará até o dia da mudança,
  • guarde as peças soltas como parafusos e porcas num saco de plastico transparente onde deve colocar um papel que identifique a peça de mobilia à qual pertencem,
  • à medida que for empacotando vá esvaziando divisões, procure juntar todas as caixas e mobilia a transportar numa unica divisão, próxima da porta de entrada,
  • guarde objetos de uma mesma divisão na mesma caixa, não misture utensílios de cozinha com a louça que vai para a sala de jantar, isso poupa muito tempo na hora de desempacotar e guardar no lugar certo,
  • comece pelas coisas grandes, como edredons, toalhas, lençóis, agrupe as coisas semelhantes,
  • antes de enrolar tapetes e cortinados em sacos de plástico grandes (os do lixo, por exemplo) aproveite para os lavar ou mandar limpar a seco, quando chegarem à casa nova é só colocar no sitio,
  • ao encher a caixa, feche com a fita adesiva e escreva do lado de fora, pelo menos de dois lados, o que está na caixa e de que parte da sua casa é, escreva FRÁGIL ou PESADO consoante a situação, assim quem quer que o ajude na mudança vai saber onde colocar os produtos,
  • coisas quebráveis, como perfumes, copos e louças, devem ser embrulhadas em plástico bolha ou em jornais para protecção, escreva FRÁGIL em letras grandes do lado de fora das caixas e peça para colocá-las por último no camião de mudança,
  • vá limpando e fechando todas as divisões vazias,
  • no dia anterior à mudança desligue os electrodomesticos e limpe-os para o trasnporte, recorrendo aos respectivos manuais de instruções em caso de dúvidas, empacotem os ultimos pertences, deixando apenas o pijama, a roupa para o dia seguinte e os produtos de higiene pessoal.

A Mudança
Antes de começar a mudança, leve as crianças para a casa dos avós ou amigos. A agitação seria grande, sem falar no risco de acidentes. A melhor opção é deixá-los num lugar tranquilo e seguro até que tudo esteja pronto.

  • quando o camião da transportadora chegar, esteja com tudo empacotado e pronto para partir,
  • os aparelhos da cozinha, como frigorifico e microondas devem ser os primeiros a serem colocados no camião de mudanças e os últimos a serem descarregados,
  • se optou por alugar uma carrinha, coloque primeiro os móveis para depois ir encaixando as caixas nos espaços vazios,
  • leve primeiro os móveis, deixe as caixas de roupas e utensilios para depois quando tudo estiver no lugar,
  • utilize um veiculo particular para transportar vestuário, animais de estimação, plantas e outros objectos de valor ou frágeis,
  • o ideal será ter uma equipa de quatro pessoas, ficando uma na casa velha a despachar, outra na casa nova a receber e dois carregam as coisas,
  • verifique cada divisão de forma a garantir que nada fica esquecido,
  • quando tudo chegar ao destino comece a colocar as coisas em ordem mas sem pressas, arrume a cozinha e a casa de banho com os produtos essenciais e arrume o quarto, vai querer descansar numa boa cama depois deste dia

Dia Pós-Mudança (acredite, vão haver pós)
No dia seguinte à mudança você irá com certeza acordar sem qualquer vontade de continuar as arrumações e com dores no corpo, mas lembre-se que está finalmente na sua casa.

  • é hora de começar a colocar tudo nos devidos lugares, faça-o sem pressas, não vai conseguir fazê-lo num dia, nem numa semana...
  • acabe de arrumar a cozinha, a casa-de-banho e o quarto, deixe para depois os livros e DVDs,
  • é dia de começar a colocar prateleiras, furar a parede para pendurar cortinas, bater pregos, enfim o dia de chatear os vizinhos, mas faça o possivel para evitar, respeitando os horários do condominio
  • informe os seus amigos e parentes da sua nova morada

E acabou. Ou não. provavelmente vai levar um mês para que tudo esteja devidamente instalado nos seus lugares.

Agradeça aos seus amigos, ao porteiro e aos vizinhos, porque pelo menos o pior já foi.
Uma vez instalado na casa nova,
  • decore-a a seu gosto pessoal, sem pressa
  • quando tudo estiver organizado, convide os amigos e familia e faça um house warming, uma festa de inauguração da casa para que os seus amigos e familiares conheçam a sua nova casa.

As mudanças são sempre cansativas mas não precisam de se tornar numa dor de cabeça se forem bem organizadas.

4 comentários:

mmmim disse...

um post mais "filosófico" sobre estas matérias:
http://quanto-a-mmmim.blogspot.com/2005/01/muda-de-vida.html

... também um bocadinho de ficção a arranhar a realidade.

mãe rã disse...

gostei..., como gosto sempre dos teus posts :-)

Unknown disse...

Olá mãe rã! Visitei o seu blog e guardei para ver melhor e comentar depois, a mãe rã foi ao meu e comentou primeiro!! Gostei muito dos seus comentários, obrigado! E deixe me dizer que em matéria de mudanças eu sou pró... e dá sempre jeito os conselhos de qualquer maneira nao espero sair desta tão breve.
Bjnh

Anónimo disse...

Couldnt agree more with that, very attractive article

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